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mar 07 2022

Fecomércio-DF mostra que empresários esperam aumento de 18% de vendas na Páscoa

Pesquisa do Instituto Fecomércio-DF sobre as vendas durante a Páscoa mostra que o comércio espera um aumento de 18,08% em relação a 2021.  Para 42,91% dos lojistas, a data será melhor em 2022. Esse índice teve uma considerável variação em relação a 2021, época em que as restrições impostas pela pandemia ainda impactavam na circulação de consumidores. Naquele ano, apenas 28,70% dos comerciantes acreditavam que as vendas seriam positivas.

Outro índice favorável ao comércio refere-se à queda na percepção negativa sobre a data. Atualmente, apenas 2,4% dos lojistas acham que o período será pior que no ano passado. Em 2021, a sensação de que os negócios não iriam bem atingiu 13,40% dos comerciantes.

“O que estamos vendo hoje é reflexo do avanço da vacinação. Esse processo de retomada da economia no comércio se deu a partir do momento em que as pessoas passaram a sentir mais seguras para sair de casa, e os comerciantes mais otimistas para planejarem seus negócios”, analisa o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire.

 

O valor do ticket médio registrou alta tanto na expectativa dos consumidores quanto dos lojistas. Para quem vai comprar um presente, o orçamento planejado gira em torno de R$ 149,16. No ano passado, os consumidores previam gastar R$ 99,83. A variação nesta medição ficou em torno de +49,41%. Já os lojistas esperam que o valor médio da compra passe de R$ 81,43 (2021) para R$ 148,67 (2022) – variação positiva de +82,6%.

Outro índice que apresentou alta foi o de consumidores que pretendem presentear alguém durante a Páscoa. Passou de 60,79% (2021) para 66,86% (2022). A média de presentes neste ano ficou em 2,85 – pouco mais que os 2,3 registrados anteriormente. Como de costume, mulheres devem ir mais às compras do que homens – 73% contra 59%.

Dentre os 33,14% dos entrevistados que não possuem a intenção de presentear na Páscoa de 2022, destaca-se que 40,59% alegaram dificuldade financeira para comprar presentes. Outros 34,71% disseram estar desempregados.

Basicamente, entre as preferências dos consumidores, ressalta-se que a maior parte se concentra na compra de ovos de páscoa (46,18%) e chocolates/trufas (37,75%). Cestas de café da manhã são a terceira opção, ficando com 16,7%.

Para os consumidores, a forma de pagamento mais utilizada será o cartão de crédito, com (42,69%). Quase metade dos entrevistados indicaram que irão pagar as suas compras em dinheiro (27,49%) ou em cartão de débito (20,76%). Isso representa que 48,25% vão liquidar imediatamente o valor das compras.

Assim como observado na visão do consumidor, a maioria dos lojistas esperam vender mais no cartão de crédito, com mais de 46,91% do apurado. Outros 35,53% esperam receber no débito, e apenas 8,78% dos lojistas esperam receber o pagamento em dinheiro, o mesmo para Pix/Transferência que vem aumentando gradativamente.

A maioria dos lojistas (82,63%) também disse que irá manter os preços exercidos na Páscoa de 2021. Outros 16,77% declararam que vão aumentar os preços. Apenas 0,60% declararam que vão diminuir os valores dos produtos. O indicador da variação de preços apurou um aumento médio de +6,98%.

A coleta de dados para a pesquisa sobre o comércio durante a Páscoa se deu no período de 10 a 25 de fevereiro de 2022. A abordagem aos consumidores se deu de forma aleatória, em diferentes pontos de circulação do Distrito Federal, resultando em uma amostra de 513 entrevistados. Já a abordagem aos lojistas se deu de forma telefônica, compreendendo uma amostra de 501 empresas de diferentes segmentos, concentradas em várias regiões do DF.

Fonte: Ascom/Fecomércio – Sinval Souza

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