
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, assinou portaria que autoriza o emprego da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) para atuar domingo (5), no reforço da segurança do Concurso Nacional Unificado (CNU), chamado de Enem dos Concursos.
O efetivo de 90 agentes será distribuído nos seguintes locais: Cruzeiro do Sul, no Acre; Alta Floresta, em Mato Grosso; Corumbá, em Mato Grosso do Sul; Rorainópolis, em Roraima; e São Félix do Xingu, Oriximiná, Santana do Araguaia, Monte Alegre e Redenção, no Pará.
Os policiais permanecem nas cidades até o dia 6 de maio.
A Força Nacional atuará para promover a garantia da ordem pública, da segurança de pessoas e do patrimônio. De acordo com o diretor da FNSP, Fernando Alencar, a atuação dos policiais mobilizados no dia do concurso serve também para prevenir possíveis incidentes. “Os agentes vão agir para evitar possíveis tumultos ou ameaças à integridade dos participantes. A presença da Força Nacional será crucial em casos de emergências. Nosso efetivo está preparado para fornecer uma resposta rápida e eficaz, além de garantir o bem-estar de todos os presentes”, disse.
Além disso, a Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi/MJSP) vai apoiar as ações de segurança no CNU contra fraudes e vazamento de informações das provas, em 228 municípios das 27 unidades federativas. Vão atuar as polícias Militar, Civil, Federal e Rodoviária Federal, além dos Corpos de Bombeiros Militares.
O diretor de Operações Integradas e de Inteligência, Rodney da Silva, ressalta que a Diopi tem o objetivo de resguardar o interesse público. “Assim, vamos proteger não apenas a integridade do concurso, mas, também, os interesses dos candidatos e da sociedade em geral. As ações de segurança contra fraudes e vazamentos demonstram o compromisso da Pasta em manter a credibilidade nos processos seletivos”, afirma.
Fonte: Ascom/MJSP
Foto: Divulgação.