O Governo do Distrito Federal (GDF) apresentou, hoje (28), parte do planejamento para prevenir a violência nas escolas públicas. O programa é uma ação conjunta, de diversas pastas, em resposta ao aumento no número de casos: de acordo com o Batalhão de Polícia Escolar, até quarta-feira (23), foram registradas 121 ocorrências nas proximidades de escolas do DF, ou seja, mais de uma por dia.
“Vamos agir não só para evitar esses casos, mas também para conscientizar e orientar os jovens e implementar a cultura de paz nas escolas. É o correto a ser feito”, diz o secretário da Casa Civil, Gustavo Rocha.
As secretarias de Educação e de Segurança Pública divulgaram as medidas que serão implementadas no plano. Entre elas, reforço policial, prioridade nas investigações sobre violência nas escolas e até “revista” no material dos alunos, caso a escola demonstre necessidade.
Já as secretarias de Saúde, Juventude e Justiça anunciaram que irão apresentar as ações “no decorrer desta semana”.
Segundo a secretária de Educação, amanhã, será publicado no Diário Oficial do Distrito Federas portaria criando a comissão que irá estabelecer o cronograma de ações nas escolas públicas. A pasta está preparando um documento chamado de “Caderno de Convivência Escolar e Cultura de Paz”, que deverá servir de base para a formação de professores, sobre como tratar o tema violência com os alunos.
Conforme a secretária Hélvia Paranaguá,, o material será impresso e entregue às escolas até 27 de abril. O prazo para implementação das medidas nas unidades escolares é até 6 de junho .
“É um trabalho que vai envolver toda sociedade. Como a gente chega nos pais? Através da escola. Esse manual vai orientar tudo e também vai envolver a família”, diz a secretária.