«

»

fev 08 2024

GDF detalha a segurança pública para o Carnaval de 2024

Carnaval na Era de Ouro do Rádio | EBC Rádios

Para garantir que o Carnaval 2024 seja tranquilo e seguro, a atuação das forças de segurança durante as festividades foi definida, com ações específicas para o período, que ocorre entre os dias 9 e 13 de fevereiro.

O Protocolo de Operações Integradas (POI) foi definido a partir de reuniões sob a coordenação da Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF) com a participação de representantes dos órgãos envolvidos no Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob). Também participaram das reuniões representantes de blocos carnavalescos e do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

“Estamos nos reunindo com representantes dos órgãos envolvidos desde outubro do ano passado, em busca das melhores estratégias para atuação conjunta de todos. Com base na integralidade e na eficiência de cada um, chegamos a um planejamento que visa a segurança e a tranquilidade dos foliões, sem deixar de atuar nas demais questões de segurança do Distrito Federal”, pontua o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar.

“A proximidade de nossa equipe técnica, com todos os órgãos, possibilitou a definição do melhor formato de atuação, em conformidade com a grande festa que o Governo do Distrito Federal está fazendo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa [Secec]”, completa.

O planejamento elaborado para o Carnaval 2024 integra o eixo 1 do programa DF Mais Seguro – Segurança Integral, com ações voltadas para a construção de espaços seguros. O programa foi dividido em cinco eixos temáticos alinhados com as principais necessidades da sociedade, promovendo a sinergia entre os órgãos governamentais, não governamentais e a sociedade civil.

Com a maior parte prevista para ocorrer no Plano Piloto, foram cadastrados 153 eventos carnavalescos junto à SSP. Os principais pontos são as Asas Sul e Norte, Eixo Cultural Ibero-americano, o estacionamento 12 do Parque da Cidade e o Circuito Brasília em Folia, que fica entre o estacionamento da Biblioteca Nacional de Brasília, passando pela via S2, Setor Hoteleiro Sul e seguindo pela via S1 na contramão, e o estacionamento do Eixo Cultural Ibero-americano.

Os demais estão distribuídos nas regiões administrativas de Paranoá, Itapoã, Ceilândia, Taguatinga, Guará, Cruzeiro, Águas Claras, Sudoeste, Jardim Botânico, Planaltina, Gama, Varjão, Estrutural, Brazlândia e São Sebastião.

O horário para o funcionamento dos eventos próximos às quadras residenciais não poderá ultrapassar as 23h. A limitação dos horários segue uma recomendação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

A folia será monitorada pelo Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob), que reúne 30 órgãos, instituições e agências do Governo do Distrito Federal (GDF) voltados para segurança, mobilidade, saúde, prestação de serviço público e fiscalização.

Além disso, a segurança dos foliões durante o Carnaval será reforçada por meio do monitoramento com uso de câmeras e drones. Com isso, a SSP-DF amplia a capacidade de monitoramento de multidões e áreas de difícil acesso, facilitando, assim, a identificação de situações suspeitas.

“O uso de drones possibilita uma resposta mais rápida em situações de emergência e, ainda, dão suporte à atuação dos agentes de segurança que estão em campo, pois esse material é transmitido instantaneamente ao Ciob, e às equipes de campo, na Cidade da Segurança Pública”, reforça o titular da SSP.

As forças de segurança terão uma base no centro da capital – a Cidade da Segurança Pública. Será montada uma estrutura no estacionamento norte da Torre de TV, em frente ao Setor Hoteleiro Norte. O local será o ponto de apoio para agentes de segurança e comandos móveis das corporações.

Na Cidade da Segurança, a corporação disponibilizará dois ônibus nos dias de folia. Um deles, o do comando-geral da operação, vai abrigar diariamente um oficial que será o responsável pela ação durante o Carnaval em todas as regiões administrativas do DF. Um outro veículo servirá como apoio – o chamado Ônibus de Tecnologia e Estratégia -, com câmeras de monitoramento e filmagem de até 15 metros em 360°, além de imagens por meio de drones.

ração também atua de forma preventiva no Carnaval, por meio de vistorias que antecedem os dias dos eventos.

“Qualquer pessoa que se sinta em situação de vulnerabilidade ou iminente perigo pode buscar qualquer um de nossos agentes de segurança ou, ainda, acionar a PMDF pelo 190. A Delegacia Móvel, da PCDF, também estará todos os dias na Cidade da Segurança, que será montada em local estratégico – no centro de Brasília”, finaliza Avelar.

Fonte: Agência Brasília – SSP-DF

Foto: EBC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*