«

»

maio 03 2024

GDF envia missão em apoio à população do Rio Grande do Sul

O Governo do Distrito Federal (GDF) enviou hoje (3) uma missão humanitária em apoio à população do Rio Grande do Sul por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF).

Militares do Corpo de Bombeiros (CBMDF) e agentes da Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil (Sudec) foram enviados para colaborar com as missões de prevenção, busca, salvamento e resgate de vítimas em decorrência das catástrofes climáticas enfrentadas recentemente.

Além dos 14 bombeiros e dos dois agentes da Sudec, serão deslocados cães de busca, viaturas, embarcações e outros aparatos para operação completa de buscas terrestres e aquáticas, disponíveis até o dia 16.

Entre os materiais empregados pelo Corpo de Bombeiros constam uma viatura tipo auto serviços gerais (ASG), uma viatura tipo auto rápido florestal (ARF), uma viatura tipo auto busca e resgate com cães (ABRC), uma viatura tipo auto caminhão (AC), duas embarcações tipo escaler e dois motores de popa, além de equipamentos de busca terrestre e aquática. A Defesa Civil contribui também com duas aeronaves remotamente pilotadas.

O Corpo de Bombeiros (CBMDF) contribuirá diretamente com os órgãos envolvidos e colocará à disposição militares e conhecimentos já empregados anteriormente em ocorrências nacionais ao longo das últimas décadas, em conjunto com os agentes da Defesa Civil do Distrito Federal.

O secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar,  destacou aos militares a competência da equipe selecionada. “Sensibilizado com a situação, o governador Ibaneis Rocha determinou que enviássemos nossos melhores especialistas em busca e salvamento. O Corpo de Bombeiros do DF e a Defesa Civil do DF são referências nacionais. Temos orgulho da atuação de vocês e queremos desejar muita boa sorte para que possamos ajudar nossos irmãos do Rio Grande do Sul, que estão passando por um momento tão difícil”, afirmou.

De acordo com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Sandro Gomes, foram selecionados militares experientes, que já atuaram em operações no Haiti e em Brumadinho (MG). A autoridade destacou ainda que a equipe contará com um “caminhão com gerador de energia elétrica, completamente equipado, para que os militares possam estar prontos e independentes para desempenhar as missões”.

A operação visa ao deslocamento terrestre de militares e materiais de salvamento terrestre e aquático ao estado do Rio Grande do Sul para missão de apoio a execução de trabalhos de prevenção, busca, salvamento e resgate de vítimas em consequência das fortes chuvas que se concentram por todo o estado.

Fonte: Agência Brasília – SSP-DF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*