«

»

maio 28 2021

GDF inaugura hospital acoplado em Samambaia para pacientes com coronavírus

O Governo do Distrito Federal inaugurou hoje (28) o hospital acoplado de Samambaia. Construído como uma extensão do Hospital Regional de Samambaia (HrSam) com doações de empresários arrecadadas pelo comitê Todos Contra a Covid, a unidade tem mais 102 leitos para pacientes acometidos pela doença: 98 de enfermaria e quatro de isolamento.

Na inauguração, o governador Ibaneis Rocha disse que vai construir mais dois hospitais acoplados.

“Que esse hospital cure muitas pessoas. Nossa função é cuidar do povo do Distrito Federal. Esse hospital era um sonho da população de Samambaia e, agora, podemos atender com qualidade esse povo. Vamos tirar os projetos da gaveta e continuar ajudando o nosso povo. Foram 35 dias do início da obra até a entrega do hospital e quero construir mais dois, em Planaltina e Paranoá. Também são sete UPAs sendo construídas nas cidades da capital”, disse Ibaneis.

O hospital será gerido pelos próprios servidores da Secretaria de Saúde e começa a receber pacientes na segunda-feira (31).

Segundo o secretário Osnei Okumoto, 68 pacientes estão internados no hospital de campanha do Gama, 83 no Autódromo de Brasília e 21 no hospital de Ceilândia, inaugurado há apenas três dias. “Nesta quinta pela manhã tivemos uma movimentação de pacientes e, dos 300 leitos, estávamos com 175 ocupados”, contou.

Osnei também afirmou que, com a maior oferta de leitos, a Secretaria de Saúde atende pacientes de fora do DF. “Hoje, dos leitos UTI Covid da rede, 27 estão ocupados por moradores de fora do DF, o que equivale a 11,39%”, disse. “Já no caso dos leitos de suporte ventilatório pulmonar, dos hospitais de campanha, temos nove pacientes externos. Nos leitos de UTI geral, temos 40 pacientes de fora do DF”, enumerou.

Com informações de agências

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*