«

»

ago 27 2020

GDF oferece documentação para quem vive situação de rua

Desde segunda-feira (24), no Setor Comercial Sul (SCS), quinze órgãos do GDF resgatam os direitos e oferecem benefícios à população em situação de rua.

Cerca de 150 pessoas em condição de vulnerabilidade estão instalados por ali. E um dos serviços mais disputados, até o momento, é a retirada do documento de identidade.

Cinquenta documentos foram emitidos nos últimos três dias pela unidade móvel do Instituto de Identificação da Polícia Civil. Tatiane Araújo, 32 anos, mora com a família em uma ocupação próxima ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) no Setor de Clubes Sul. Nenhum dos quatro filhos tinham RG.

O ônibus do Instituto de Identificação permanecerá por duas semanas no SCS para atendimento exclusivo à população em vulnerabilidade.

Ao ser informada pela assistente social do posto de identificação não pensou duas vezes. Reuniu os meninos, com idades entre 7 e 15 anos, e seguiu na van da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) para o centro da cidade.

Em pouco menos de uma hora, toda a família já tinha feito a identificação com a equipe de papiloscopistas da Polícia Civil.

“A gente tava com dificuldade pra agendar, tem que ter internet no celular. Quando a moça da Secretaria [Sedes] me falou que aqui do Setor Comercial fazia, vim na hora. Além disso, aproveitei para olhar como está o meu cadastro na Codhab e soube que a pontuação está boa”, comemora.

Renato Gonçalves, 33, também transita por ali, vigia carros 102/302 Sul. Mora na rua e perdeu sua carteira de identidade há dois meses. Soube por um colega da novidade, entrou na fila e também saiu com o comprovante do documento em mãos.

“Preciso dar entrada nos programas do governo. Tirar uma carteira de trabalho, tentar a Bolsa Família. Pois a vida não está fácil não. Terça-feira venho cedo aqui buscar”, destaca. O prazo de entrega do RG é de 3 a 5 dias úteis, segundo a PCDF.

O novo RG reúne informações de outros cadastros do cidadão. É possível inserir além do CPF, dados como o número da CNH (carteira de motorista), de Identificação Social – NIS, título de eleitor, entre outros. Conta ainda com visual moderno e diversos itens de segurança.

“Nosso objetivo é garantir que pessoas em situação de vulnerabilidade possam exercer a cidadania de forma plena. O RG é necessário para emissão de outros documentos, para o acesso a serviços essenciais, como os de saúde e de assistência social. O atendimento no ônibus é rápido e prático”, lembra o secretário de Segurança Pública, delegado Anderson Torres.

O documento é entregue lá mesmo ou depois desse período no “Na Hora” da Rodoviária do Plano Piloto. Para a primeira emissão, o serviço é gratuito.

Na segunda via, existe uma taxa de R$ 42, porém, cidadãos de renda mensal de até um salário mínimo são dispensados do pagamento, de acordo com a Lei Complementar nº 751/2007. O horário de funcionamento do posto de identificação é de 13h às 18h.

Com informações e foto de Agência Brasília

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*