«

»

maio 19 2021

Governador Ibaneis recebeu a primeira dose da vacina AstraZeneca contra a Covid-19

Governador Ibaneis Rocha recebe 1ª dose da vacina contra Covid-19, no DF — Foto: Brenda Ortiz/G1

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), recebeu a primeira dose da vacina contra Covid-19 na manhã de hoje (19). Ele foi imunizado no ponto drive-thru do estacionamento do Parque da Cidade, por volta das 10h.

Ibaneis tem 49 anos e se encaixa no grupo de pessoas com comorbidades, por ser paciente de diabetes. Em setembro do ano passado, ele foi diagnosticado com Covid-19, chegou a ter 5% do pulmão comprometido, mas se recuperou em casa.

“Sou diabético desde os 29 anos. Já fiz duas cirurgias bariátricas, mas mesmo assim não consegui ficar livre da doença”, disse.

O governador foi imunizado com a vacina AstraZeneca. A segunda dose está marcada para o dia 11 de agosto. Segundo o último balanço da Secretaria de saúde, 559.773 pessoas foram vacinadas no DF com, pelo menos, uma dose, o que representa 18,34% da população de Brasília.

Desse total, 293.751 pessoas também tomaram a segunda dose e, portanto, concluíram a imunização. Ontem, o DF confirmou mais 21 mortes por Covid-19 e chegou a 8.366 óbitos desde o início da pandemia. Também foram registrados 592 novos casos da doença, totalizando 394.223 infectados.

Depois de receber a aplicação da primeira dose, o governador comentou sobre o início da imunização dos professores, previsto para amanhã.

“A vacinação dos professores não é importante somente por causa dos professores. Nós estamos falando também da saúde mental das nossas crianças e adolescentes que estão aí isolados a mais de um ano. E nós sabemos a importância do convívio social na formação dessas pessoas”, disse Ibaneis.

A vacinação dos profissionais da área de educação começará pelos professores de creches. “As creches têm uma importância não só na formação das crianças, mas também para os pais, que estão retornando ao trabalho agora com a retomada do comércio e das atividades”, explicou o governador.

Ontem, o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinepe-DF) enviou à Secretaria de Educação uma lista com nomes de nove mil trabalhadores de creches para vacinação contra Covid-19. A relação inclui professores e monitores que trabalham na educação infantil, com crianças de 0 a 3 anos.

Depois, o GDF pretende imunizar outros profissionais da área de educação, gradativamente. Na semana passada, o governador afirmou que pretende reabrir as escolas públicas em agosto, após o recesso de julho. Nas unidades privadas, as atividades foram retomadas em setembro do ano passado.

Com informações de G1

Foto: Brenda Ortiz/G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*