«

»

dez 20 2021

Governo federal doará vacinas contra a Covid-19 para países mais pobres

Covid-19: Câmara aprova projeto para compra de vacinas por estados | Agência  Brasil

O governo federal anunciou, hoje (20), que doará vacinas contra a Covid-19 para países em situação de maior vulnerabilidade.

De acordo com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, serão doadas, neste primeiro momento, 10 milhões de doses por meio do Covax Facility, aliança internacional conduzida pela OMS (Organização Mundial de Saúde).

“Tenho imensa satisfação em sinalizar que vamos oferecer, nesse primeiro momento, 10 milhões de doses em doação por meio da Covax Facility, com margem de alcançarmos até 30 milhões de doses de imunizantes doados aqueles em situação de maior vulnerabilidade”, afirmou Queiroga.

O ministro contou que a doação de vacinas para países em situação de vulnerabilidade será alvo de uma MP (Medida Provisória) editada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL).

A matéria será publicada no Diário Oficial da União em edição extra ainda nesta segunda-feira (20). Segundo o governo, as despesas decorrentes do transporte dos imunizantes correrão à conta do país destinatário da doação, à conta de dotações orçamentárias do Governo Federal ou de outros colaboradores.

A proposta, segundo o ministro, prevê que as doações serão efetivadas em termo firmado pelo ministério, que consultará o Itamaraty, para definir os destinatários e respectivas quantidades dos imunizantes a serem doados.

Queiroga ressaltou que a efetivação da doação dependerá da manifestação de interesse e anuência do recebimento do imunizante pelo país beneficiado. Segundo o ministro, as doações não comprometerão a imunização de brasileiros.

Fonte: R7 – Plínio Aguiar

Foto: EBC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*