«

»

jul 27 2020

GUEDES DEFENDE EXECUTIVO “MAIS JOVEM E DINÂMICO” PARA O BB

—RENATO RIELLA—

A semana começa com a expectativa da definição de um nome para a Presidência do Banco do Brasil (BB).

O Presidente Bolsonaro, que ficou curado da covid-19 no sábado, volta hoje ao Palácio do Planalto. Pretende se envolver intensamente na escolha desse executivo.

No fim de semana, o Banco do Brasil divulgou nota com o título de ‘Fato Relevante’, anunciando o pedido de demissão do presidente Rubem de Freitas Novaes, que pode permanecer no cargo até agosto, mas decidiu sair por motivos particulares.

O Ministro da Economia, Paulo Guedes, falou sobre o assunto. Disse que defende a escolha de um dirigente “mais jovem e dinâmico”, que “aguente o tranco”, para assumir a Presidência do Banco do Brasil.

Ele acha que o cargo requer um presidente disposto a encarar as inovações do sistema financeiro e também a pressão política de Brasília.

Porém, segue com vários nomes na mesa, sem nenhum deles em destaque por enquanto.

 

NÚMEROS – Como costuma acontecer, o número oficial de novas mortes pela covid-19 cai no Brasil aos domingos, por causa de subnotificações dos estados.

Ontem, foram registrados 555 óbitos, elevando o total nacional a 87.004.

Os estados com mais registro de mortes por covid-19 são: São Paulo (21.606), Rio de Janeiro (12.835), Ceará (7.493), Pernambuco (6.352) e Pará (5.716).

Aqueles com menor número de óbitos pela pandemia são: Mato Grosso do Sul (305), Tocantins (346), Roraima (473), Acre (486) e Amapá (554).

 

MOTOS – Presidente Bolsonaro prometeu a um grupo de apoiadores que os contratos futuros de concessões de rodovias não irão cobrar pedágio de motociclistas. Disse já ter dado essa diretriz ao Ministério da Infraestrutura.

 

STJ – Presidente do Superior Tribunal de Justiça, Ministro Luiz Otávio Noronha, foi diagnosticado com covid-19.

Vai permanecer trabalhando em home office.

Eduardo Leite, Governador do Rio Grande do Sul, também está com covid-19.

 

IMPEACHMENT – Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, afastou especulações, ao afirmar que vai segurar em sua gaveta todos os pedidos de impeachment de Jair Bolsonaro. Segundo ele, não é o momento para tratar de um pedido dessa natureza.

Se algum dos pedidos sair da gaveta, será somente após a emergência da pandemia.  “E desde que haja convicção de que há um crime de responsabilidade”, explicou o deputado, que tem essa prerrogativa.

 

FESTAS – O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, anunciou o adiamento do Carnaval e o cancelamento de eventos tradicionais, como a Marcha para Jesus e a Parada LGBTQI+, por causa da pandemia. Antes, ele já havia suspendido o Reveillon.

No Rio, a Prefeitura discute fórmula alternativa de Reveillon, que mantenha queima de fogos e prestigie os hotéis, com medidas de cuidado contra a contaminação dos hóspedes.

 

F1 – O Brasil não terá Fórmula 1 este ano.

O GP de Interlagos, em São Paulo, foi cancelado oficialmente, pelo temor com a pandemia, assim como as provas dos EUA, México e Canadá.

 

CONFIANÇA – O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), da Fundação Getulio Vargas (FGV), subiu 7,7 pontos na passagem de junho para julho deste ano.

Com essa, que foi a terceira alta consecutiva, o indicador chegou a 78,8 pontos, em uma escala de zero a 200 pontos.

 

INFLAÇÃO – O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), que mede a prévia da inflação oficial, registrou taxa de 0,30% em julho deste ano. Informação do IBGE.

A taxa é superior ao 0,02% do IPCA-15 de junho deste ano e do 0,09% de julho do ano passado.

O IPCA-15 acumula taxas de inflação de 0,67% no ano e de 2,13% no período de 12 meses.

Entre os produtos que tiveram inflação no período, estão gasolina (4,47%), etanol (4,92%) e óleo diesel (2,50%).

 

GASOLINA – Litro da gasolina ultrapassa R$ 4,20 em algumas das principais cidades brasileiras.

Revendedores de combustíveis reclamam que pagam de 28% a 30% de ICMS sobre o produto.

 

SANEAMENTO – O PDT acionou o Supremo Tribunal para questionar a validade de dispositivos do Novo Marco Legal do Saneamento Básico (Lei 14.026/2020).

Segundo o partido, as novas regras induzem as empresas privadas de saneamento e de fornecimento de água a participar de concorrências apenas em municípios superavitários.

 

ECONOMIA – Na sexta-feira (25), o dólar fechou o dia em R$ 5,207. Na semana passada, a moeda americana perdeu 3,26%.

O índice Ibovespa ficou em 102.382 pontos.

Analistas preveem que a Bolsa de Valores seja impactada hoje por causa de incertezas em torno do Banco do Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*