Um quinto grupo de reféns que estava sendo mantido pelo Hamas na Faixa de Gaza foi solto hoje (28), segundo a Cruz Vermelha. De acordo com o Clube dos Prisioneiros Palestinos, 30 pessoas detidas por Israel também deverão ser libertadas hoje.
Os reféns libertados de Gaza consistem em 12 pessoas, incluindo 10 israelenses, um menor e nove mulheres, postou Majed Al Ansari, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Catar, na plataforma de mensagens X.
Além de dois estrangeiros tailandeses, Ansari especificou que algumas das reféns israelenses libertadas têm dupla nacionalidade: duas argentinas, uma austríaca e uma filipina.
“Na implementação do compromisso do 5º dia da pausa humanitária, 30 civis palestinos serão libertados hoje”, disse Ansar. “Os palestinos libertados das prisões israelenses incluem 15 menores e 15 mulheres.”
As Brigadas Al Quds, o braço armado do movimento Jihad Islâmica Palestina, disseram em sua conta no Telegram na terça-feira que entregaram “alguns detidos civis” como parte de um acordo de troca com Israel.
Esta foi a quinta turma de reféns libertados graças ao acordo entre Israel e Hamas — a primeira após a extensão da trégua, que inicialmente previa a troca de quatro grupos de prisioneiros. O acordo, que expiraria na madrugada de hoje, foi prorrogado por mais dois dias.
Fonte: g1