Até agora, vive tudo provisório na política do DF, mas tudo indica que o comandante do MDB local, ex-deputado Tadeu Filippelli, vai bancar uma chapa própria, tendo como candidato a governador o ex-presidente da OAB-DF, Ibaneis Rocha.
A vice nesta chapa deve ser a neta de JK, Anna Christina Kubitschek, que antes disso é a mulher do empresário Paulo Octávio, o qual desistiu de ser candidato ao Senado. Ele concluiu que está mesmo inelegível, por ter renunciado ao Governo do DF em 2010.
Vale lembrar que a mãe de Anna Christina, Márcia Kubitschek, foi vice-governadora do governo Roriz, de 1991 a 1994, morrendo precocemente pouco depois que deixou o governo.
A chapa do MDB traz consigo também o partido Avante. Outro partido que integrará esta frente é o PP, comandado pelo deputado federal Roney Nemer, este também assistindo a eleição de fora, porque está inelegível, por condenação em segundo grau.
A frente trabalha para emplacar o deputado federal Alberto Fraga (DEM/DF) como candidato ao Senado. O ex-vice-governador Tadeu Filippelli pretende sair candidato a deputado federal.
A costura política tomou toda a semana e está consolidada. A negociação começou depois que o médico Jofran Frejat (PR) desistiu de concorrer ao GDF.
No ano passado, Ibaneis havia sido lançado como candidato a governador pelo MDB, mas saiu do páreo para apoiar Frejat. Nas últimas semanas, ele vinha sendo cotado como vice do ex-secretário de Saúde. A renúncia do médico, entretanto, mudou o quadro.