«

»

out 27 2022

IBGE lança hoje a 30ª edição de Brasil em Números; ilustrações com arte sergipana

O IBGE lança hoje (27) a 30ª edição do Brasil em Números, publicação anual com informações e análises de múltiplos aspectos da realidade brasileira. Colaboram com a obra mais de 30 autores – entre historiadores, geógrafos, demógrafos, economistas e outros acadêmicos. São quase 500 páginas de textos entremeados com gráficos, tabelas e fotografias, abordando temas como mercado de trabalho, educação, saúde, meio ambiente, finanças públicas e participação política, entre outros. O Brasil em Números 2022 está disponível em versão online, no formato e-book.

Este ano, o livro é ilustrado com obras do Museu da Gente Sergipana Governador Marcelo Déda, o primeiro museu multimídia interativo das Regiões Norte e Nordeste. Inaugurado em 2011, em Aracaju, logo tornou-se um marco histórico e cultural do estado.Com instalações permanentes e da disponibilização de exposições temporárias, seu acervo possibilita uma imersão em Sergipe. A partir de recursos tecnológicos acessíveis a todos os públicos, é possível interagir, conhecer e experimentar a cultura, a história, os costumes, a culinária, a fauna e a flora, o jeito de falar, de vestir e de brincar dos sergipanos.

O próprio Museu abrigou, ontem (26), a abertura do XIII Seminário Brasil em Números. A programação, que se encerra hoje, reúne autores, pensadores e a comunidade acadêmica – além de representantes do IBGE – na discussão dos principais temas abordados na obra.

“Cada capítulo é aberto com imagens do museu, o que nos aproxima ainda mais do objetivo de divulgar o saber acadêmico e a arte brasileira”, destaca a coordenadora executiva do projeto, Isabela Torres. O capítulo inicial, de autoria de Petrônio Rodrigues, doutor em História pela Universidade de São Paulo (USP) e professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), trata de uma breve história do Brasil. “O autor cita as dores e as potências da alma híbrida e multifacetada do Brasil, correlacionando-as com o próprio museu homenageado”, ressalta Isabela.

A questão da pandemia de Covid-19 e seus impactos na sociedade perpassa de forma transversal por toda a obra. “Dos 23 artigos, 15 citam a pandemia, mesmo sem tê-la como tema principal, mas analisando-a com maior ou menor grau de profundidade”, explica a coordenadora.

O Brasil em Números é publicado continuamente desde 1992 e está disponível em português e inglês, ampliando ainda mais a abrangência e o impacto do projeto. Além das informações fornecidas pelo IBGE, os autores utilizam dados produzidos pelo Banco Central, agências reguladoras, Ministérios Federais e algumas de suas instituições vinculadas.

Fonte/foto: Ascom/IBGE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*