«

»

jan 29 2020

Interditado pela Justiça o bloco da Papuda de onde fugiram três presos

Presos que fugiram da Papuda na madrugada desta terça-feira (28)  — Foto: Secretaria de Segurança Pública do DF/Reprodução

Presos que fugiram da Papuda na madrugada de ontem (28) — Foto: Secretaria de Segurança Pública do DF/Reprodução

A juíza Leila Cury, da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal, decidiu interditar o bloco I do Complexo Penitenciário da Papuda um dia após a fuga de três detentos. A decisão foi divulgada hoje (29).

“Entendo necessária a retirada dos presos daquela ala para que a administração penitenciária providencie os devidos reparos e com a devida urgência, sobretudo para evitar a ocorrência de novas evasões”, disse a magistrada.

Com a medida, o GDF terá 120 dias para apresentar à Justiça um plano detalhado das obras de recuperação. Em entrevista, o subsecretário do Sistema Penitenciário do DF, Adval Cardoso, informou que 330 foram transferidos para outras alas.

O chefe da pasta disse ainda que considera “coerente” a decisão da VEP. “Sabendo da fragilidade e da superlotação da cadeia, temos que fazer essas adaptações”.

“Faremos um reforço na estrutura do local onde aconteceu a fuga. Vamos colocar ferragem e reforçar a parede com cimento para que o preso não consiga romper a alvenaria.”

A decisão de interditar o bloco foi tomada após a Justiça constatar a “fragilidade da construção”, erguida na década de 1960.

Ontem (28), os presos escavaram um buraco na parede da cela 15, onde ficam os presos provisórios. O trio não havia sido localizado até a publicação desta reportagem.

Segundo o Núcleo de Inteligência da Papuda, outros internos também demonstraram interesse na fuga. O órgão, no entanto, não deu detalhes se houve outras tentativas dos internos deixarem a prisão.

No entendimento da juíza, “não há possibilidade alguma de os internos permanecerem na ala interditada”. Com isso, os presos foram remanejados para outros blocos da unidade prisional.

Com informações de G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*