«

»

mar 29 2023

JUROS NÃO CAEM

Banco Central divulgou a esperada ata sobre os juros, admitindo que a taxa oficial Selic deve ser mantida em 13,75% neste semestre e até pode subir.

No entanto, comenta que uma nova regra fiscal “sólida e crível” pode facilitar a queda da inflação no Brasil, o que evitaria aumento dos juros.

O arcabouço fiscal, que está sendo elaborado pelo Governo Lula, é uma nova regra para limitar os gastos públicos federais e, se aprovado pelo Congresso, deve substituir o atual “teto de gastos”.

Ontem, o Governo Federal admite que pode apresentar ainda nesta semana a proposta de reforma fiscal, a ser discutida pelo Congresso Nacional.

O BC considera que a nova regra para o gasto público pode levar a um processo “mais benigno” de combate à inflação. Ajudaria a melhorar a situação de três fatores: as expectativas de alta dos preços; as incertezas sobre a economia; o “prêmio de risco” dos ativos, ou seja, a percepção de segurança do investidor estrangeiro sobre investir no Brasil (materializada em indicadores como a taxa de juros e o câmbio).

 

CHINA – Presidente Lula remarcou viagem à China para 11 de abril. Mantém convite ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para integrar a comitiva.

 

700 MIL – Por infeliz coincidência, o Brasil atinge a marca de 700 mil mortos pela Covid neste início de Governo Lula. A vacinação reduziu nos últimos tempos o ritmo da doença.

Até agora, mais de seis milhões de doses de reforço bivalentes já foram aplicadas.

 

CONSIGNADOS – Conselho Nacional da Previdência Social aprovou índice de 1,97% para empréstimos consignados para aposentados e pensionistas do INSS.

Ministério da Previdência defendia taxa abaixo de 1,90%, mas foi desautorizado pelo Presidente Lula, diante de muitos protestos.

 

BOLSONARO – Cresce a preocupação sobre a chegada do ex-Presidente Bolsonaro no Aeroporto JK, de Brasília, amanhã, às 7h10. O esquema de segurança no aeroporto pode envolver cerca de 500 policiais e a Esplanada dos Ministérios deve ser fechada, para evitar conflitos.

Forças de segurança federais e do Distrito Federal estão trabalhando integradas. Uma das principais preocupações é a manutenção das operações no Aeroporto de Brasília, com risco de transtorno se comparecer muita gente para recepcionar Bolsonaro.

 

MPS – Permanece o impasse sobre a tramitação de Medidas Provisórias (MPs) no Congresso Nacional.

Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, não aceita a proposta de que a Comissão Mista para análise das MPs seja composta por 12 deputados e 12 senadores. Ele quer participação maior de deputados. Senado deve debater hoje este tema.

 

ATAQUES – Mídia nacional mostra que o Governo Federal e os estados não têm política nem projetos preventivos contra ataques violentos nas diversas escolas.

E também não existe um programa inteligente contra bulling, o que pode gerar novos incidentes com adolescentes, incentivados pela divulgação dos casos.

Uma das propostas é a instalação de equipamentos para detectar a presença de metais no corpo de alunos, como acontece nos aeroportos e agências bancárias. É uma discussão que se inicia neste momento, após grave atentado produzido por uma criança de 13 anos em São Paulo.

 

APOSENTADORIA – Ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, anunciou ao Presidente Lula a decisão de antecipar sua aposentadoria. Em 11 de maio, ele completará a idade limite de 75 anos.

 

INFLAÇÃO – Ipea divulgou variações do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), estimadas em 5,6% e 5,5%,

A expectativa é que 2023 reflita o que foi observado no primeiro bimestre de 2023, com contínua desaceleração dos preços dos bens e serviços livres, aliada a uma alta mais intensa dos preços administrados.

 

INDÚSTRIA – Confederação Nacional da Indústria (CNI) lançou no Congresso Nacional a edição de 2023 da Agenda Legislativa da Indústria. O documento traz 136 projetos, dos quais 12 temas estão destacados como prioritários na chamada Pauta Mínima da Indústria.

O debate sobre a necessidade de se reindustrializar o Brasil e promover a transição para uma economia de baixo carbono tem engajado lideranças políticas e industriais.

Entre as propostas da CNI, estão a Reforma Tributária, o aprimoramento da lei do licenciamento ambiental, a regulamentação do mercado de crédito de carbono, a modernização do setor elétrico, entre outras.

 

CONSUMIDOR – Índice de Confiança do Consumidor (ICC), da Fundação Getúlio Vargas, cresceu 2,5 pontos na passagem de fevereiro para março deste ano.

Com a alta, que veio depois de duas quedas consecutivas, o indicador atingiu 87 pontos, em escala até 200.

Já Índice de Confiança da Construção (FGV), em março, se manteve em 94,4 pontos, na escala até 200.

 

ARMAS – Governo Federal publicou decreto prorrogando o recadastramento de armas de fogo. O prazo, que venceria na próxima segunda-feira (3), foi adiado em 30 dias, para 3 de maio. Já foram recadastradas 790.183 armas pela Polícia Federal.

 

PISO – Forum Nacional da Enfermagem realiza hoje ato nacional em Brasília para cobrar do Governo Federal a aplicação do piso salarial da categoria.

 

RECUPERAÇÃO JUDICIALGrupo Petrópolis, concorrente da Ambev, entrou com pedido de recuperação judicial perante a Justiça do Rio de Janeiro, em caráter de urgência.

Dona das marcas das cervejas Itaipava e Petra, a empresa tem dívidas de R$ 4,4 bilhões.

 

ECONOMIA – Dólar caiu ontem 0,81%, para R$ 5,16.

Índice Ibovespa, da Bolsa de Valores, subiu 1,52%, para 101.185 pontos.

Por RENATO RIELLA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*