«

»

mar 10 2020

Justiça obriga marido de paciente infectada a passar por exames no DF

Após determinação da Justiça, o marido da paciente do Distrito Federal infectada pelo coronavírus, foi submetido a exames clínicos para verificar se também está com a Covid-19. A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde na manhã de hoje (10).

O homem de 45 anos testou a sorologia para o vírus em um laboratório da rede privada. Ele é considerado um caso suspeito da doença, mas segundo o processo, se recusava a se submeter à quarentena e aos exames laboratoriais para verificar a confirmação da presença do vírus.

A decisão da juíza Raquel Mundim Moraes Oliveira Barbosa atende a uma ação movida pela Procuradoria-Geral do DF. Na medida, a magistrada determinou ainda que o homem fique em isolamento domiciliar até o resultado do exame, sob pena de multa de até R$ 20 mil. O laudo deve ser divulgado ainda hoje, segundo o GDF.

A Saúde do DF informou ainda que, se o resultado for positivo para o coronavírus, serão adotadas medidas de acordo com protocolo do Ministério da Saúde.

Na decisão, consta que, “em uma situação como o surto do Coronavírus, há, de fato, um conflito entre o direito coletivo da sociedade à saúde pública, o dever do Estado de proteger a população e o direito à autodeterminação do cidadão, que, em tese, poderia optar por se submeter ou não a um tratamento médico ou por realizar ou não exames”.

A paciente de 52 anos diagnosticada com o novo coronavírus no Distrito Federal manifestou sintomas de Covid-19 após viagem ao Reino Unido, no mês passado. Ela retornou à capital em 26 de fevereiro e procurou um hospital particular em 4 de março, apresentando febre, tosse e secreções.

Na sexta (6), ela foi encaminhada ao Hran, unidade de referência para o tratamento do vírus. O marido dela a acompanha no hospital e, pelo contato direto com a esposa, é considerado caso suspeito. Uma outra pessoa que teve contato com ela está sendo monitorada em casa.

Ela continua internada em isolamento na UTI do Hospital Regional da Asa Norte (Hran), mas apresenta “melhora no quadro respiratório e hemodinâmico”.

Com informações de G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*