Com o objetivo de conscientizar a população e o varejo sobre a alta carga tributária paga no País, a Câmara de Dirigentes Lojistas do Distrito Federal (CDL-DF) e a Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem DF) promovem, amanhã (27), a 15ª edição do Dia Livre de Impostos (DLI).
Os lojistas participantes vão comercializar produtos e serviços sem repassar o valor da tributação aos clientes. Em alguns casos, os descontos podem chegar a 70% do valor final. A ideia da ação é chamar atenção para o fato de que os impostos representam grande parte do preço dos produtos.
“O brasileiro trabalha, em média, cinco meses para pagar impostos. Além de pagarmos muito imposto, não há transparência no processo de arrecadação e aplicação dos recursos. O Brasil ocupa o 14º lugar em um ranking de 30 países que mais arrecadam tributos e o último a restituí-los à sociedade”, afirma o presidente da CDL-DF, Wagner Silveira Jr.
O presidente defende a urgência de uma reforma tributária para a retomada da economia no país. “O cenário incerto, onde milhares de empresas fecharam e a taxa de desemprego aumentou, a reforma tributária é ainda mais necessária e inadiável”.
Além das lojas comercializarem produtos sem o valor dos impostos, o posto de gasolina Jarjour da 206 norte também participará da campanha e disponibilizará 10 mil litros de gasolina com desconto. O combustível será vendido a R$ 3,79 o litro e cada carro poderá abastecer até 20 litros. A ação mobiliza muitos consumidores e é um símbolo do DLI no Distrito Federal.
Esta edição do Dia Livre de Impostos conta ainda com duas ações no centro de Brasília: um boneco inflável gigante da mascote da campanha, o Impostossauro, posicionado em frente ao Museu da República no dia 27; um painel no CONIC, onde será veiculado um vídeo da campanha, de 21 a 27 de maio. A intenção é reforçar aos congressistas a necessidade da reforma tributária.
O Dia Livre de Impostos foi criado pela Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem em 2003 e acontece em todos os estados do país em mais de 1.200 cidades. Em 2020, a data contou com a participação de 26 estados e o Distrito Federal com a colaboração de mais de 9 mil varejistas.
Com informações de CDLDF/Ascom