«

»

jan 25 2023

Lula concorda com renovação do Mercosul, mas defende acordo em bloco com a China

Lula com o presidente Luis Lacalle Pou, do Uruguai

O presidente Luiz InáciLula da Silva disse hoje (25) que está “totalmente de acordo” com o governo do Uruguai, que defende mudanças nas regras do MercosulLula defendeu, porém, uma negociação em bloco do Mercosul com a China para a tratar de um possível acordo comercial.

Lula fez a declaração ao lado do presidente uruguaio, Luis Alberto Lacalle Pou (foto), durante visita a Montevidéu.

O presidente do Uruguai defende a possibilidade de o Uruguai negociar, inclusive de forma unilateral, acordos comerciais com países de fora do Mercosul.

Lacalle já negocia com a China um tratado de livre comércio, que está em fase avançada.

“Quero dizer ao presidente e à imprensa uruguaia que os pleitos do presidente Lacalle são mais que justos. Primeiro porque o papel de um presidente é defender os interesses do seu país, os interesses da sua economia e os interesses do seu povo. Segundo porque é justo querer produzir mais e querer vender mais e, por isso, é preciso se abrir o quanto mais possível para o mundo dos negócios”, afirmou Lula.

“O que precisamos fazer para modernizar o Mercosul? Queremos sentar à mesa primeiramente com nossos técnicos, depois com nossos ministros, e finalmente com os presidentes para que a gente possa renovar aquilo que for necessário renovar”, disse Lula.

“Apesar do Brasil ter na China o seu maior parceiro comercial e do Brasil ter um grande superávit com a China, nós queremos sentar enquanto Mercosul e discutir com nossos amigos chineses um acordo Mercosul-China”, disse o petista.

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*