«

»

maio 05 2024

Lula diz que RS vai receber ajuda para recuperar estradas, retomar aulas e reconstruir casas

O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje (5) que o Rio Grande do Sul vai receber ajuda federal para recuperar estradas, retomar aulas e reconstruir casas. A declaração foi ao lado do governador do estado, Eduardo Leite, durante visita a Porto Alegre, onde Lula sobrevoou áreas da capital para acompanhar de perto os estragos causados por enchentes na região.

O total de mortos pelas fortes chuvas chegou a 75, de acordo com o último boletim da Defesa Civil, divulgado no início da tarde de hoje. Há ainda 103 pessoas desaparecidas.

“Eu sei que o estado do Rio Grande do Sul tem uma situação financeira difícil. E eu sei que têm muitas estradas estaduais que estão com problema. Eu quero te dizer que não fique preocupado, porque o governo federal, através do Ministério dos Transportes, vai ajudar você a recuperar as estradas estaduais”, disse Lula a Leite.

“A educação é uma coisa extremamente importante. É um problema primeira que a gente vai ter como recolocar as crianças para estudar outra vez, como garantir que eles tenham espaço. Então, [o Ministro da Educação] Camilo Santana sabe que, com todo o trabalho que ele tem, fazer com que as crianças voltem a ter aula é uma prioridade tão importante quanto água para beber”, acrescentou.

“Jader Filho [ministro das Cidades] está aqui também sabe para quê? Ele está aqui para saber que nós temos que reconstruir muitas casas. E, na reconstrução das casas, Jader Filho vai encontrar com os prefeitos, porque a gente não pode permitir que as pessoas reconstruam as casas no mesmo local que tinha casa que caiu. É preciso que as prefeituras, o estado e a União localizem terrenos de maior tranquilidade para as pessoas poderem reconstruir o seu ninho”, afirmou o presidente.

De acordo com Lula, o governo federal fará um plano para prever tragédias climáticas.

“É impossível discutir a questão do clima sem trazer Marina [Silva, ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima], que está comprometida a me apresentar um plano de prevenção. É preciso que a gente pare de correr atrás da desgraça. É preciso que a gente veja com antecedência o que pode acontecer de desgraça”.

Lula viajou acompanhado de uma comitiva formada por autoridades como os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o vice-presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Edson Fachin, e o presidente do TCU (Tribunal de Contas da União), Bruno Dantas.

De acordo com Lira, o Legislativo tomará medidas em prol da população que sofre com as enchentes. “Esta semana será de muita negociação, de muito trabalho no Congresso Nacional. E a resposta será dura, firme e efetiva, como foi na pandemia. As casas [legislativas] nunca se fecham, não fecham os olhos para esse momento e estarão ao lado do poder do Executivo, que, no caso, é quem vai ter que demandar todas as iniciativas depois das medidas legislativas. [Vamos] contar com a acessibilidade do ministro [da Fazenda, Fernando] Haddad, na tratativa destes ações”, afirmou.

Fonte: R7 – Rossini Gomes

Foto: Reprodução – Gov

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*