«

»

abr 17 2024

Lula e Petro se reúnem para reforçar união de países latinos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrou hoje (17) com o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, em Bogotá. O brasileiro chegou ao país para visita oficial ontem.

Os primeiros compromissos de Lula foram uma reunião de trabalho com Petro, seguida da assinatura de acordos e de um almoço na Casa de Nariño, o palácio presidencial colombiano.

À tarde, os presidentes participam de um fórum empresarial e da abertura da Feira Internacional do Livro de Bogotá. O Brasil é o país homenageado desta edição da feira, um dos principais eventos culturais da Colômbia.

Esta é a sua segunda visita de Lula à Colômbia no terceiro mandato presidencial. A primeira ocorreu em julho de 2023, quando esteve com Petro em Leticia, cidade amazônica na fronteira entre os dois países, para um fórum sobre desenvolvimento sustentável da floresta.

Entre os temas que devem ser tratados por Lula e Petro está a eleição presidencial na Venezuela.

A votação está marcada para 28 de julho sob desconfiança da comunidade internacional a respeito da lisura da disputa, na qual o presidente Nicolás Maduro tentará o terceiro mandato consecutivo. Maduro é herdeiro político de Hugo Chávez.

“São dois governos que apresentaram ponderações sobre o processo eleitoral em curso Venezuela. Então me parece que é bastante esperado que eles possam tratar também desses temas, sempre com um espírito construtivo e de engajamento”, disse Queiroz.

Segundo o Itamaraty, além da situação na Venezuela, Lula e Petro têm um “cardápio” de temas que devem ser abordados durante a visita do líder brasileiros: desenvolvimento sustentável da Amazônia; relação comercial; inclusão social de indígenas e negros; e integração regional.

Brasil e Colômbia são países com território coberto pela floresta Amazônica. Lula e Petro defendem o desenvolvimento sustentável da região e costumam cobrar o apoio financeiro de países mais ricos.

No âmbito regional, Lula e Petro também podem abordar a crise diplomática entre México e Equador.

A polícia equatoriana invadiu a embaixada do México em Quito e prendeu o ex-vice-presidente Jorge Glas, condenado à prisão por corrupção, mas que havia recebido asilo político do governo mexicano

Lula criticou o Equador e, segundo o Planalto, afirmou que o ato se tratou de “grave ruptura do direito internacional”. O tema tem sido tratado pela Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).

Lula e Petro devem participar da abertura da 36ª edição da Feira Internacional do Livro de Bogotá. O evento irá até 2 de maio e tem o Brasil como país homenageado.

Conforme o Itamaraty, trata-se do principal evento cultural da Colômbia com expectativa de receber mais de 600 mil pessoas. A ministra da Cultura, Margareth Menezes, também viajou a Bogotá para abertura da feira.

O Brasil montou um pavilhão próprio no evento com livraria, exposições e apresentações artísticas. Fabiana Cozza e Hermeto Pascoal estão entre os artistas que devem se apresentar.

O governo informou que Aílton Krenak estará na comitiva brasileira. Ambientalista, filósofo e poeta, Krenak tomou posse recentemente na Academia Brasileira de Letras (ABL). Ele é o primeiro indígena a ocupar uma cadeira na ABL.

Fonte: g1 – Por Guilherme Mazui, Pedro Henrique Gomes

Foto: PR – Ricardo Stuckert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*