«

»

out 31 2022

LULA ELEITO COM 50,90%

Ex-Presidente Lula foi eleito com 50,90% dos votos, contra 49,10% do atual Presidente Bolsonaro.

Lula obteve 60,3 milhões de votos e Bolsonaro, 58,2 milhões.

 

REGIÕES – Bolsonaro venceu em quatro regiões: Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte.

Lula venceu no Nordeste, com percentuais ainda de 70%, o que compensou a perda em outras regiões.

Isso gera um processo de divisão política do Brasil, nitidamente visto nas projeções de mapa.

 

ABSTENÇÃO – Chegou a 20,6% a abstenção de eleitores no segundo turno, com 32, 2 milhões de ausências registradas. No primeiro turno, abstenção de 20,95%.

 

TRANSIÇÃO – A partir desta quinta-feira (2), o Presidente eleito poderá começar a instalar o chamado Governo de Transição.

Essa estrutura, em eleições anteriores, ficou instalada no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília, que provavelmente receberá novamente o novo governo nos seus preparativos para assumir em 1º de janeiro de 2023.

Legislação prevê que Lula poderá criar, desde já, 50 cargos em comissão, denominados Cargos Especiais de Transição Governamental (CETG).

Nesses dois próximos meses, o principal desafio do Presidente eleito será negociar com o Congresso Nacional possíveis alterações à proposta orçamentária apresentada pelo Governo Bolsonaro.

Promessas diversas feitas por Lula na campanha eleitoral só poderão se viabilizar em 2023 se contempladas no Orçamento.

 

COMPROMISSOS  DO LULA – No discurso após a vitória, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) destacou a necessidade de unificação nacional. Citou o combate à fome como seu principal compromisso.

“O Brasil é a minha causa e combater a miséria é a causa pela qual vou viver até o fim da minha vida”, declarou, ao lado do Vice Geraldo Alckmin.

Lula frisou que não existem dois Brasis. “Somos um único país, um único povo e uma grande nação”, afirmou.

Disse estar disposto a pacificar o país. E se comprometeu com a retomada da economia, com geração de empregos, elevação dos salários e renegociação das dívidas das famílias.

Citou ainda atenção especial às políticas de incentivo à agricultura familiar e a micro e pequenos empreendedores.

Na política internacional, disse que vai retomar diálogo com países desenvolvidos, como Estados Unidos e países da União Europeia, numa posição de igualdade, mas que também vai apoiar países em desenvolvimento.

Lula defendeu o desmatamento zero da Amazônia com a retomada do monitoramento e vigilância.

 

TRAJETÓRIA – Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 77 anos, eleito para o terceiro mandato como Presidente da República, tem trajetória que começou na década de 1970, como diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.

Em 1986, foi eleito o deputado federal mais votado do país, para a Assembleia Constituinte, que elaborou a Constituição Federal de 1988.

Lula disputou a Presidência da República em 1989, perdendo para Fernando Collor de Mello.

Em 1994 e 1998, voltou a ser candidato, sendo derrotado por Fernando Henrique Cardoso nas duas ocasiões.

Acabou eleito Presidente em 2002 e reeleito em 2006.

 

BOLSONARO – Na manhã de hoje, Presidente Bolsonaro ainda não havia se pronunciado sobre o resultado da eleição. Recolheu-se cedo, ontem, para descansar no Palácio da Alvorada.

 

GOVERNADORES – Foram eleitos ontem 12 governadores em votação de segundo turno.

O principal resultado vem de São Paulo, onde o ex-Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas (Republicanos), venceu o petista Haddad.

A eleição de Tarcísio repercute não só pela importância de São Paulo no panorama nacional, mas principalmente pela sua forte ligação com Bolsonaro.

No Rio Grande do Sul, eleito Eduardo Leite (PSDB), que foi governador ainda neste mandato, tendo renunciado no início do ano.

OUTROS ELEITOS

No Espírito Santo, reeleito o Governador Renato Casagrande (PSB).

Acre: Gladson Cameli (PP)

Alagoas: Paulo Dantas (MDB)

Amazonas: Wilson Lima (União)

Bahia: Jerônimo Rodrigues (Bahia)

Mato Grosso do Sul: Eduardo Riedel (PSDB)

Pernambuco: Raquel Lira (PSDB)

Paraíba: João Azevedo (PSB

Sergipe: Fábio Mitidieri (PSD)

Santa Catarina: Jorginho Melo (PL)

Rondônia: Coronel Marcos Rocha (União)

 

PROTESTOS – Em redes sociais, são relatados diversos protestos de caminhoneiros, fechando estradas em Santa Catarina, Mato Grosso, alguns pontos do Nordeste e áreas não definidas ainda.

Demonstram insatisfação com o resultado da eleição, podendo gerar grandes transtornos hoje. Lideranças prometem manter o movimento por 72 horas.

Hoje de manhã, o noticiário de TV desconhece esses movimentos, impedindo a atualização do problema.

 

LIRA – Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), foi a primeira grande liderança política a se manifestar após a confirmação oficial da vitória de Lula.

Disse que o novo governo deve procurar unir a sociedade brasileira e não pode pensar em “revanchismos”. Declarou ainda que “é hora de desarmar os espíritos e estender as mãos aos adversários, debater e construir pontes”.

 

BANCOS – Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) cumprimentou os eleitos Luiz Inácio Lula da Silva e Geraldo Alckmin.

Lembrou temas debatidos na campanha eleitoral, como controle da inflação, responsabilidade fiscal, manutenção da autonomia do Banco Central, priorização das reformas tributária e administrativa, atração de investimentos e medidas voltadas à redução do custo de crédito para os consumidores.

 

ENERGIA – Aneel manteve a Bandeira Verde em novembro para todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Com a decisão, não haverá cobrança extra na conta de luz pelo sétimo mês seguido.

A conta de luz está sem essas taxas desde o fim da bandeira de escassez hídrica, que durou de setembro de 2021 até meados de abril deste ano.

 

FOCUS – O Banco Central (BC) divulga hoje o boletim Focus, com as primeiras previsões para a economia brasileira após as eleições.

Na semana passada, o BC previu inflação de 5,60% ao final deste ano e crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2,76%.

 

ECONOMIA – Dólar fechou na sexta-feira (28) a R$ 5,30, com queda de 0,12%. A divisa acumula recuo de 1,76% em outubro e cai 4,95% em 2022.

Índice Ibovespa, da Bolsa de Valores, atingiu 114.539 pontos, com leve queda de 0,09%.

Por RENATO RIELLA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*