«

»

nov 10 2021

Mais de seis mil famílias do Sol Nascente/Por do Sol recebem rede de esgoto

O saneamento básico chegou para aproximadamente 18 mil moradores do Sol Nascente/Pôr do Sol. Mais duas estações elevatórias da Caesb, de um total de seis, tiveram as obras concluídas na região e vão beneficiar moradores do trecho 2 da cidade.

A companhia instalou cerca de 32 mil metros de rede coletora no local, com um investimento aproximado de R$ 6,6 milhões.

Na Quadra 105 – que há três meses recebeu um asfalto novo, o esgoto é novidade. Uma das beneficiadas é a dona de casa Isis Alves, 42 anos, que reside há quatro anos no Sol Nascente. Ela passava dificuldades com a fossa séptica, que vez ou outra estava entupida. Precisava contratar o serviço particular.

“A diferença é notória. As fossas não tem uma profundidade muito boa e enchem com facilidade. Além do que, acabou o mau-cheiro que era constante”, relata.

O material coletado no local segue para a Estação de Tratamento Melchior, em Samambaia.

A cerca de 1,5 km dali, na Quadra 209,  Adriana Mendes, 32 anos, acompanha o serviço de ligação do esgoto de sua residência à rede coletora da Caesb. O hidrômetro já está instalado na parede. “Estava muito ruim ter que usar a fossa séptica. Dava muitas baratas, mosquitos, aranhas e estamos sujeitos a doenças. Principalmente quem tem criança”.

A conclusão das obras no trecho 2 é parte dos 350 mil metros de redes coletoras que estão sendo implantadas no Sol Nascente.

O contrato em execução tem o valor de R$ 66 milhões e é uma parceria entre a companhia, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Caixa Econômica Federal. Segundo cálculos da Caesb, mais de 20 mil famílias serão atendidas nos trechos 1, 2 e 3 da região administrativa.

“Uma das grandes dificuldades aqui na cidade era o esgoto a céu aberto, essas fossas que não eram adequadas. Era um risco para a saúde da comunidade, além de atrapalhar o serviço da administração nas ruas”, explica o administrador regional Cláudio Ferreira. “Essas obras estão melhorando a autoestima da nossa população”, diz.

Segundo o gerente de Implantação de Obras Oeste Sul da Caesb, Mauro Coelho, a companhia está realizando semanalmente a inspeção nas casas e informando que cabe ao morador providenciar a conexão da saída de esgoto de sua residência até o sistema coletor.

Fonte: Agência Brasília

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*