A Secretaria de Saúde do Distrito Federal informa que ausências em consultas, exames e cirurgias na rede pública são devido à falta de informações básicas no Sistema Único de Saúde (SUS) para que os pacientes possam ser contatados, localizados e de fato beneficiados com o atendimento.
Com o objetivo de sanar esse problema, além de garantir e ampliar o acesso dos usuários aos serviços públicos de saúde, o Governo do Distrito Federal (GDF) pede para que a população mantenha os dados pessoais — telefone, o endereço residencial e email — dos pacientes corretos e atualizados no sistema.
A atualização é simples. Basta informar o telefone – preferencialmente com WhatsApp -, o endereço e o e-mail. Os dados podem ser fornecidos na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima do usuário, pelo telefone 160 opção 5 – em que colaboradores estão disponíveis para atender a ligação e efetuar o cadastro – ou pelo site Portal do Cidadão, no formato de autocadastramento.
Para a secretária de Saúde, o recadastramento evitará que os serviços oferecidos pelo governo acabem sendo perdidos pelos usuários, além de auxiliar na concepção de políticas públicas de saúde.
Canais para recadastramento
⇒ Autocadastro online: https://portalcidadao.df.gov.br/recadastrasusdf
⇒ Por telefone: Disque 160, opção 5
⇒ Presencial: Unidades básicas de saúde (preferencialmente a UBS mais próxima de casa)
Arte: Sindisaúde GO