«

»

out 13 2017

Metade dos brasilienses está acima do peso

Metade da população do Distrito Federal está acima do peso, sendo que 17% desse total já alcançaram a obesidade. O alto índice segue a tendência de todo o país. Dados do Ministério da Saúde apontam crescimento de 60% nos casos de obesidade no Brasil nos últimos 10 anos.

Para tentar evitar que estes números aumentem ainda mais, a Secretaria de Saúde do DF trabalha a prevenção da obesidade e também ajudando pacientes a perder peso. “Desde 2014, a secretaria vem organizando a linha de cuidado ao sobrepeso e à obesidade no DF. Ela tem o objetivo de reorganizar os serviços de atenção ao sobrepeso e à obesidade de modo a melhorar a promoção de hábitos saudáveis, a prevenção de agravos aos que já apresentam a doença e o manejo adequado de cada caso”, diz Karistenn Brandt, da Gerência de Nutrição.

A linha de cuidados está sendo implementada por fases e por regiões de saúde. A etapa de capacitação, que antecede a implantação da linha na região, já aconteceu nas regiões Centro-Norte e Centro-Sul. Em 1º de novembro será iniciada com os servidores da Região Leste. O objetivo é oferecer um atendimento uniformizado, conforme os protocolos de atendimento já estabelecidos.

Assim, o atendimento a pessoas acima do peso foi dividido nos três níveis de saúde, em que o primeiro contato é na atenção primária. Se houver necessidade, é feito o encaminhamento para o nível secundário e, caso os resultados não sejam satisfatórios com mudanças de hábitos de vida e uso de medicamentos, o paciente é encaminhado para a cirurgia bariátrica, no nível terciário.

Outras unidades de saúde desenvolvem programas semelhantes para incentivar a perda de peso. A principal preocupação desses programas não é estética, mas sim, com a saúde, já que o sobrepeso causa, principalmente, hipertensão e diabetes.

No centro de Brasília, moradores das cidades abrangidas pelas regiões Centro-Norte e Centro-Sul já contam com atendimento em nível secundário para tratar casos de obesidade mais graves.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*