«

»

fev 21 2020

Moradores de baixa renda do DF poderão ter carteira de habilitação de graça

Resultado de imagem para carteira de motorista df

O governo do Distrito Federal (GDF) apresentou um projeto de lei à Câmara Legislativa (CLDF) que prevê a primeira carteira de habilitação (CNH) gratuita para pessoas de baixa renda que moram no DF.

O objetivo, de acordo com o Poder Executivo, “é incluir pessoas que participam de programas sociais no mercado de trabalho”.

O GDF promete oferecer curso, treinamento e a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O documento valeria para todas as categorias, incluindo motoristas de ônibus e de caminhão.

O projeto de lei foi protocolado na terça-feira (11). Segundo o governo, o PL 944/2020 deve passar por, pelo menos, três comissões antes de ir ao plenário.

De acordo com o texto enviado para apreciação dos deputados distritais, poderão emitir a CNH de forma gratuita estudantes e moradores do DF, com mais de 18 anos, que se incluam nas seguintes regras: normas: fazer parte do Cadastro Único (CadÚnico) de programas sociais do governo e ter mais de dois anos de moradia comprovada no DF

Conforme a Casa Civil, a lei tem caráter autorizativo –ou seja, permite que o GDF implemente a ação desde que tenha orçamento. O texto prevê que o governo indique, anualmente, o número de benefícios concedidos.

Segundo o secretário da Casa Civil Valdetário Monteiro, o Departamento de Trânsito (Detran-DF) ficaria responsável pela colocação da medida em prática.

“O Detran poderá oferecer as aulas ou mesmo contratar uma instituição para essa oferta.”

No Distrito Federal, fazer a CNH custa entre R$ 1,4 mil e R$ 2 mil, em média. O Detran-DF tem uma tabela de preços que pode ser consultada online.

Com informações do G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*