«

»

ago 30 2022

Morre, aos 91 anos, Mikhail Gorbachev, ex-líder da União Soviética

Mikhail Gorbachev (@mgorbachev) / Twitter

Mikhail Gorbachev, último líder da União Soviética, e político que encerrou a Guerra Fria sem violência morreu aos 91 anos, morreu após “uma doença grave e prolongada”, conforme confirmado pelo Hospital Clínico Central de Moscou.

Ele era conhecido nos países ocidentais, como o homem que acabou com a disputa entre os blocos capitalista, liderado pelos EUA, e comunista, encabeçado pela URSS, mas muitos russos o acusavam de ter iniciado ousadas reformas de aberturas no estado que levaram ao colapso soviético.

Gorbachev, que chegou ao poder como chefe da URSS em 1985, recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1990.

 

Ele assumiu o poder à frente da URSS como secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da União Soviética em 1985 e fez duas enormes reformas, ‘glástnost’ (transparência, em russo) e ‘perestroika’ (reestruturação ) visando a acabar com a opacidade do regime soviético e abrir a economia ao mercado, respectivamente. Por seu trabalho, ele recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1990.

Em seu governo, promoveu uma relação mais próxima com o Ocidente e, em uma série de encontros de alto nível, se reuniu com o então presidente norte-americano Ronald Reagan. Os dois acertaram acordos de desarmamento nuclear.

Foto: Twitter/Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*