«

»

abr 17 2018

Morre o economista Paul Singer, um dos precursores da economia solidária

paul singer

O corpo do economista Paul Singer, um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT), que morreu na noite de ontem (16), aos 86 anos, será enterrado hoje no  Cemitério Israelista do Butantã, Zona Oeste de São Paulo. Ele estava internado no Hospital Sírio-Libanês e teve uma infecção generalizada.

“Ele tinha um caráter formidável, um sentido humanitário tão especial”, disse Eduardo Suplicy, ao chegar ao velório. “Uma pessoa tão querida tão querida, um exemplo para todos nós brasileiros”, completou o vereador, que disse também que Singer foi um dos idealizadores do Bolsa Família, um dos principais programas de Lula na Presidência da República.

Paul Singer nasceu na Áustria em 1932 e chegou ao Brasil em 1940. A família dele veio para o país fugindo da perseguição aos judeus na Europa.

Em 1953, foi um dos líderes da greve dos 300 mil, que durou quase um mês e foi um marco do movimento sindical.

Singer se formou em economia e fez doutorado em sociologia na Universidade de São Paulo (USP), onde foi livre docente em demografia e professor titular no curso de economia.

Foi aposentado compulsoriamente em 1968, com a decretação do AI-5, e passou a lecionar na PUC-SP, como ocorreu com outros perseguidos pela ditadura militar. Participou da fundação do PT em 1980, junto com outros intelectuais como Perseu Abramo e Plínio de Arruda Sampaio.

Durante a gestão de Luiza Erundina na Prefeitura de São Paulo (1989-1992), Singer foi secretário de Planejamento.

Ele também foi um dos precursores do conceito de economia solidária no país, baseada na produção com autogestão, sem patrões e empregados. Ocupou o cargo de secretário nacional desta área nos governos dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2011) e Dilma Roussef (2011-2016).

“Economia solidária é uma organização de produção, de comercialização, das finanças e do consumo que privilegia o trabalho associado, a autogestão, a cooperação e a sustentabilidade considerando o ser humano na sua integridade como sujeito e finalidade econômica”, explicou o próprio Singer em 2013.

O economista também foi um dos fundadores do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), que reuniu nomes importantes da academia na resistência à ditadura, e da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares na USP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*