«

»

jan 11 2021

Morre o ex-deputado federal José Alencar Furtado

O ex-deputado federal José Alencar Furtado faleceu, hoje (11), no apartamento onde morava em Brasília, aos 95 anos. Segundo familiares, ele faleceu devido a insuficiência renal. Conhecido pela atuação contra a ditadura militar. Alencar Furtado deixa esposa e três filhas. Também é avô do deputado federal Uldurico Júnior (Pros-BA).

Em nota, o MDB, partido pelo qual ele exerceu três mandatos de deputado federal, lamentou a morte do ex-parlamentar e disse que ele foi “um grande militante em defesa da democracia”.

“Lamentamos o falecimetno do ex-deputado federal Alencar Furtado, um grande militante em defesa da democracia. Foram três mandatos no Congresso Nacional pelo Paraná. Nossas condolências aos familiares e amigos”, diz o texto.

Políticos também fizeram homenagens ao ex-deputado. Entre eles, o senador Álvaro Dias (Podemos), o ex-senador e ex-governador do Paraná Roberto Requião (MDB) e o deputado federal Zeca Dirceu (PT).

O ex-deputado nasceu em Araripe, no Ceará, em 11 de agosto de 1925. Foi militante da Esquerda Democrática e um dos fundadores do Partido Socialista Brasileiro (PSB) no estado.

No entanto, a carreira na política deslanchou depois que Alencar Furtado mudou-se para o estado do Paraná e ingressou no MDB, sendo eleito suplente de deputado estadual em 1966 e presidente do diretório regional da legenda, entre 1969 e 1970. Ele também foi eleito deputado federal em 1970 e 1974, chegando ao posto de líder de bancada.

Alencar Furtado teve seu mandato parlamentar cassado pela ditadura em 30 de junho de 1977. Com os direitos políticos suspensos, tentou emplacar o filho Heitor Alencar Furtado nas eleições de 1978. No entanto, o rapaz acabou assassinado durante a campanha.

O ex-deputado voltou à cena política após receber anistia pelo presidente João Figueiredo, e foi reeleito deputado federal em 1982, pelo então PMDB.

Com informações de G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*