«

»

jul 19 2020

No DF, 124 mil jovens de 15 a 29 anos são nem-nem; não trabalham e nem estudam

De acordo com a pesquisa, o DF possui a terceira menor taxa de “jovens nem-nem” em todo o país. A capital fica atrás do Rio Grande do Sul, que tem taxa de 14,2% (335 mil pessoas) e Santa Catarina, com 12,7% (194 mil jovens). O índice nacional é de 22,1%. Alagoas lidera o ranking.

A analista Michella Reis, do IBGE, explica que diversos fatores podem influenciar na taxa de jovens sem uma ocupação, como trabalho e estudo.

“Quando a gente fala que 17,3% dos jovens não trabalham e não estudam, não significa que não desejam trabalhar ou estudar. Uma das possibilidades mais comuns é o cuidado de pessoas e atividades domésticas, que é uma outra forma de trabalho, que não é remunerada”, disse.

A analista explica ainda que a maior parte de jovens nessa situação é formada por mulheres (21,1%). Veja o recorte por gênero e cor:

  • Negros: 19,2%
  • Brancos:14,4%
  • Homens: 13,4%
  • Mulheres: 21,1%

Ainda de acordo com a analista, “quanto mais jovem, maior pode ser a dificuldade em conseguir emprego”.

“Em geral, é mais difícil para o jovem conseguir emprego, seja porque ainda não tem muita experiência ou a empresa também entende que isso gera um custo maior, porque precisa capacitá-lo”, afirma.

Michella comenta ainda que, dentro do grupo dos chamados jovens “nem-nem”, há a população “em situação de desalento”. “Nós chamamos de desalentados aqueles que procuraram por emprego, mas não conseguiram e então, param de buscar”.

Neste ano, o mais recente levantamento da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), com dados de maio, estima que a taxa de desemprego no DF, em todas as faixas etárias, é de 21,3%. Ou seja, afeta 315 mil pessoas – acima do observado em maio de 2019, quando o total era de 333 mil desempregados (19,4%).

Com informações de G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*