«

»

out 15 2021

No Dia do Professor, educadores da Escola Parque 308 Sul mostram orgulho da profissão

No Dia do Professor, celebrado hoje (15), educadores da escola de alvenaria mais antiga do Distrito Federal mostram orgulho de fazer parte da história do colégio e da paixão por ensinar. Criada há 61 anos, a Escola Parque 308 Sul formou milhares de alunos e é considerada Patrimônio Cultural de Brasília.

Alexandre Baena dos Santos é professor há 23 anos, da área de educação física. Ele conta que a paixão pela profissão surgiu na infância. “Brincava de ser professor com meus primos. A partir daí, comecei a me interessar por isso”, relata.

Para ele, o segredo para entrar na sala de aula é “escutar e oferecer”. “A gente precisa conhecer com quem estamos trabalhando. Crianças e adolescentes carregam conhecimento, e a gente tendo essa visão, fica mais fácil de trabalhar”, diz.

De acordo com Alexandre, a responsabilidade que a profissão carrega “é muito grande”. Para ele, não há felicidade maior do que receber a notícia de que algum aluno seguiu uma carreira porque teve aulas com ele. “Isso reafirmou que é [ensinar] o que eu quero para minha vida”, comenta.

Professora de artes visuais da Escola Parque 308 Sul, há quatro anos, Dalila Reis conta que “o olho sempre brilhou para a sala de aula”. De acordo com ela, o desejo de seguir no caminho da educação sempre esteve presente. “Estar em aula é o que eu quero e sempre quis”, diz a professora.

O prédio da escola fica na 307/308 da Asa Sul, quadra modelo de Brasília, que faz parte do projeto urbanístico de Lucio Costa e tem paisagismo de Burle Marx. A instituição é vizinha da Igrejinha, templo revestido com os azulejos de Athos Bulcão.

A área do complexo educacional foi projetada pelo arquiteto modernista José de Souza Reis e conta com quadras de esporte, piscina e teatro. Os prédios são sustentados por pilotis livres para a recreação das crianças.

A arquitetura conversa com o Plano de Construções Escolares de Brasília, idealizado por Anísio Teixeira. Conforme arquivos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) a ideia, desde o início, era abrigar alunos de quatro escolas classes em turnos alternados, em um ensino integral, proporcionando atividades desportivas, culturais, sociais e artísticas.

O Dia do Professor ocorre em referência a D. Pedro I que, em 15 de outubro de 1827, publicou uma lei para desenvolvimento da educação no Brasil, como a instalação de escolas em todas cidades. Porém, apenas mais de um século depois, um professor de São Paulo decidiu usar a data como momento para celebrar a profissão.

A iniciativa inspirou outras comemorações do tipo e se popularizou. Em 1948, o Dia do Professor foi oficializado como data comemorativa e feriado em Santa Catarina e, em 1963, foi reconhecido por meio de um decreto federal para todo País.

Fonte: G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*