«

»

mar 22 2024

No Dia Mundial da Água, ONU alerta para o acesso de todos ao recurso natural

Falta de água potável impacta mais crianças negras e indígenas | Agência  Brasil

A Assembleia das Nações Unidas, definiu, pelo Dia Mundial da Água hoje (22), o mote “Aproveitar a Água para a Paz”. O tema alerta para a necessidade global de que se assegure o acesso de todos os cidadãos e nações a esse recurso natural fundamental para a vida no planeta.

Desse modo, a ONU alerta para que os países promovam a conscientização pública sobre a importância de seu uso consciente. Além disso, que a sociedade civil, governos e empresas unam esforços pelo acesso à água potável por toda a população. A data foi criada em 1993.

A cada ano, há um tema diferente trazido pela organização. Em 2023, o mote da campanha foi “Acelerando Mudanças — Seja a mudança que você deseja ver no Mundo”.

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) reitera a necessidade desse uso consciente em todas as esferas da sociedade. Ademais, a questão não pode ficar de fora das estratégias de enfrentamento à crise ambiental, como reforça o secretário André Lima, da Secretaria Extraordinária do Controle de Desmatamento e Ordenamento Ambiental Territorial no MMA.

Para Lima, a data é extremamente importante por provocar uma reflexão na sociedade sobre o uso consciente da água, em diversos âmbitos: desde o consumo residencial às esferas governamentais e setores diversos da indústria e do comércio. O Dia da Água é um momento importante de parar, refletir e ver o que, de fato, estamos fazendo de positivo para melhorar a condição hídrica no Brasil e no mundo”, afirmou o secretário, em entrevista ao Canal Gov.

No entanto, ele observa, apesar da celebração do dia 22, é preciso que a água seja lembrada em todos os momentos. “Porque todos os dias precisamos de água.”

Em sua avaliação, são necessários esforços para que, na preservação ambiental e reconstrução dos biomas destruídos, as questões hídricas estejam no cerne do debate. No Brasil, sofremos, no ano passado, com secas impactantes na Amazônia, estamos sentindo a diminuição da vazão dos rios. No Nordeste, o rebaixamento de lençóis freáticos, o retardamento de chuvas. Tem toda uma questão climática associada ao regime hídrico e hidrológico”

Embora o consumo de água nas residências deva ser feito de modo consciente, evitando desperdícios, o secretário afirma que todas as atividades econômicas que dependem desse recurso natural precisam também ser responsáveis.

“Pensar não apenas na economia do dia a dia, que é superimportante, mas também nas grandes atividades econômicas que precisam, cada vez mais, investir em eficiência hídrica”, disse André Lima, do MMA.

Fonte: Gov – Daniella Cambaúva

Foto: EBC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*