«

»

nov 21 2018

O ESCÂNDALO DA “INDÚSTRIA” AUTOMOBILÍSTICA DO BRASIL

HÉLIO FERNANDES

Somos explorados pelos americanos, ha mais de 50 anos. E escrevo sobre o assunto, desde que os fabricantes dos EUA resolveram transformar o seu próspero negócio de fabricar e exportar automóveis para Brasil, Ásia e África.

Da América do Sul, só o Brasil tinha condições.

A Europa era um mercado sedutor, mas Alemanha, França, Itália e Inglaterra tinham fabricantes poderosos e um mercado consumidor enorme para carros de luxo e populares, como o Volkswagen, que nasceu na Alemanha e dominou o Brasil.

Mais o Citroen, da França, o Fiat, da Italia.

O carro teve relação afetiva com o Brasil. Mas, em troca de vantagens de toda ordem, apoiaram abertamente a ditadura de 64.

As montadoras no exterior,(inclusive aqui) atingiram plenamente o objetivo de produzir mais lucros do que com a exportação do carro pronto.

Enterraram cidades, abandonaram populações, em nome de um faturamento muito maior.

Enganaram a todos, os ingênuos, tolos ou interessados, orgulhosos de entrarem no clube dos fabricantes, coisa que nunca existiu.

Montamos e vendemos o carro mais caro do mundo, à custa de favores, privilégios, subvenções, escândalos muito maiores do que o das empreiteiras roubalheiras.

Ajudei a desmistificar a balela, mas as montadoras solidificaram e consolidaram seu prestígio, à custa de apoio público, privado, principalmente da televisão.

Qualquer cidadão que ligue um canal, seja por 10 ou 15 minutos, assistirá o desfile de todas as marcas. Isso o dia todo.

PS-Estou voltando ao assunto por causa do escândalo espetacular, que atingiu a Nissan, individual, e a Nissan-Renault-Mitsubichi, que formam uma empresa única.

PS2- Foi preso o brasileiro Carlos Gosn, que preside tudo. A Nissan isolada, e a Nissan tríplice. Acusado por uma vasta lista de
irregularidades, confirmadas pelas próprias empresas. que sabiam de tudo, e logicamente se acumpliciaram. È óbvio que o presidente será duramente punido.

PS3-Mas as empresas não podem ser inocentadas; Não podem ficar imunes e impunes.

PS4- Podemos e devemos aproveitar um descuido ou uma irresponsabilidade ocasional, para fazer o levantamento de 50 anos de escândalos acumulados, para montar o carro mais caro do mundo.

PS5- O fato está tendo repercussão mundial, primeira página de todos os grandes jornais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*