«

»

fev 02 2016

OMS RECOMENDA QUE MULHERES GRÁVIDAS DE OUTROS PAÍSES NÃO VISITEM O BRASIL

Mulheres grávidas devem evitar viagens para locais como o Brasil, onde circula o vírus Zika, recomendou a diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan.

É um problema seríssimo para o Brasil, que se prepara para receber milhares de visitantes nas Olimpíadas do Rio.

A OMS declarou, em Genebra, situação de emergência em saúde pública de interesse internacional devido à possível relação entre o Zika e o nascimento de crianças com microcefalia.

O comitê emergencial técnico da OMS, criado para estudar a situação, não vê motivos para restringir viagens ou comércio com os países afetados.

A recomendação da diretora-geral se aplica exclusivamente a mulheres grávidas.

No mês passado, o Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos fez a mesma recomendação às gestantes. Segundo a OMS, 23 países registram a circulação do vírus Zika, entre eles o Brasil.

Para Margaret Chan, a ação mais importante no momento é controlar a população do mosquito Aedes aegypti, vetor da zika, da dengue e da febre chikungunya.

A diretora também recomenda que as gestantes que estão nas áreas afetadas pelo mosquito se protejam com “repelentes seguros” e com “roupas longas”, para evitar a picada do mosquito.

Segundo a diretora-geral da OMS, a relação entre a infecção por Zika na gravidez e a microcefalia não é cientificamente comprovada, mas é “altamente provável”.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*