«

»

set 22 2021

Operação Segurança Legal da PF combate exercício ilegal de segurança privada

A Operação Segurança Legal , executada pela Polícia Federal, visa a impedir o exercício ilegal da atividade de segurança privada, explorada por empresas sem autorização da Polícia Federal e por pessoas não capacitadas, condutas que podem comprometer a segurança em espaços de acesso ao público, colocando em risco a vida de trabalhadores e de cidadãos que frequentam tais locais.

A operação mobiliza equipes de policiais federais, que promovem diligências de fiscalização para prevenção e repressão às atividades de segurança privada clandestina. Tais empresas atuam no mercado, prestando serviços de vigilância e segurança sem estarem em condições legais e técnicas para fazê-lo.

Somente em setembro de 2021, cerca de 11 empresas clandestinas foram fiscalizadas na Operação Segurança Legal. Durante este ano de 2021, mais de 35 diligências fiscalizatórias em empresas clandestinas foram realizadas. 

Foram encontradas várias irregularidades nos locais que foram alvos das diligências, entre eles, pessoas não autorizadas pela PF nas funções de vigilante, uso de uniformes não aprovados ou em desacordo com as normas legais.

Erro muito comum da população é acreditar que só a segurança armada necessita de autorização federal. A lei não faz tal distinção e toda atividade de segurança privada, seja armada ou desarmada, necessita de autorização da PF. Ainda que atuando na atividade desarmada, os vigilantes, para exercerem a profissão, precisam se capacitar por meio de um curso de formação, além de fazer um curso de reciclagem a cada dois anos, tudo sob fiscalização da PF.

Denúncias sobre irregularidade ou clandestinidade nas atividades de segurança privada podem ser feitas à DELESP pelo e-mail delesp.drex.srsp@pf.gov.br ou à Delegacia da PF mais próxima.

Com informações de Ascom/PF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*