«

»

fev 15 2018

OPINIÃO: A questão da correção do Imposto de Renda

reREGUFFE

O governo se aproveita que a população está com os olhos nos escândalos para, de forma malandra, por mais um ano, não corrigir os limites de isenção da tabela do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF).

Isso é um aumento de impostos e de carga tributária de forma disfarçada. O governo está retirando dos salários das pessoas uma parte que não deveria estar tirando. É um roubo disfarçado.

De 1996 a 2017, a defasagem dos limites de isenção da tabela foi de 88,4%, tomando como base a inflação do período.

O Brasil já tem a maior carga tributária dos Brics, maior que a da Rússia, da Índia, da China e da África do Sul.

Não posso aceitar que todos esses países deem conta de suas responsabilidades, com uma carga tributária menor que a brasileira, e o Brasil ainda fique usando esses instrumentos matreiros para aumentar a carga tributária real para a população.

Aqui no Senado, apresentei  projeto de lei (PLS 355/2015), que obriga o governo a corrigir os limites de isenção da tabela todos os anos pelo IPCA mais 1%, até que a defasagem seja totalmente recuperada para o contribuinte. O projeto é responsável e prevê uma recuperação gradual.

O governo, ao contrário, além de não corrigir a defasagem, vira mais um ano sem sequer repor a inflação do ano anterior. E ninguém fala nada, a imprensa não debate o assunto…

E o governo está retirando todos os meses uma parte do salário das pessoas que não deveria estar retirando!

Reguffe é senador pelo DF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*