«

»

nov 09 2021

Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional recebe prêmio nos Estados Unidos

Orquestra Sinfônica lança oficialmente canal no YouTube – Agência Brasília

A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (OSTNCS) ganhou dois prêmios internacionais em Washington (EUA). O vídeo da ópera “Por quem os sinos dobram”, composta por Brian Grundstrom a partir do clássico da literatura mundial de Ernest Hemingway, venceu duas categorias “efeitos visuais” e “composição original” na 24ª edição do TIVA Peer Award.

Regente da orquestra, o maestro Cláudio Cohen reconhece o valor da premiação internacional para o legado cultural da orquestra sinfônica. “Essa premiação coloca mais uma vez Brasília e a OSTNCS em evidência no cenário internacional. Através de sua linguagem universal – a música clássica -, a nossa orquestra demonstra a alta qualidade das nossas instituições culturais”, afirma.

Financiado pela Comissão de Artes e Humanidades do Programa Cidades Irmãs – Brasília e Washington, o filme documenta, a partir de uma série de entrevistas, como surgiu a ideia da colaboração entre os artistas dos dois países. O regente da OSTNCS, Cláudio Cohen, está entre os participantes ouvidos pela diretora da Ópera de Seattle e mediadora do documentário, Christina Scheppelmann.

Os artistas gravaram remotamente a cena Robert Jordan não ensina inglês, que conta a história do personagem que representa Hemingway, um professor de espanhol, durante a Guerra Civil Espanhola (1936-1939).

A produção contou com a colaboração dos solistas Alan Naylor, Eliza Bonet, Malte Roesner, Jose Miguel Sacin, Aurelio Dominguez, Lori Sen, Jeffrey Sean Dokken, Antony Zwerdling e Gustavo Ahualli.

O compositor americano Brian Grundstrom, autor da ópera, considera este prêmio um selo de aprovação “maravilhoso para todos os artistas envolvidos, criando uma incrível colaboração de talentos. Uma ação como esta também cria grandes expectativas para a estreia mundial da ópera em Washington planejada para setembro de 2022, e esperançosamente também em breve em Brasília”, arremata o Grundstrom.

Fonte/foto: Agência Brasília

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*