«

»

set 19 2020

PANDEMIA EM QUEDA NO BRASIL

—RENATO RIELLA—

O Brasil passou das 135 mil mortes por covid-19, nesta sexta (18), segundo o Ministério da Saúde.

Nas últimas 24 horas, foram registrados 858 óbitos, totalizando 135.793. Ao longo da semana, este número permaneceu abaixo de mil.

A média móvel diária de mortes por covid no Brasil caiu pelo terceiro dia seguido, chegando a 771 nesta sexta (18).

Detalhe: São Paulo atingiu o menor índice de ocupação de leitos: 49,1%.

Outro sinal muito positivo.

 

OCUPAÇÃO – Taxa mensal de ocupação de leitos para covid-19 em hospitais de 52 operadoras privadas de planos de saúde, no Brasil,  caiu para 57% em agosto, segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

O percentual atingiu o pico de 61% em maio, e nos dois meses seguintes manteve-se em 59%.

ADVERTÊNCIA – Diversos especialistas alertam para o excesso de otimismo.

Afirmam que não se pode prever o que acontecerá em outubro, como consequência da liberalização geral ocorrida nas cidades.

O medo vem da observação do que está acontecendo na Europa, onde a covid está voltando intensamente.

 

CONTAMINADO – Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro, é o nono da equipe do Presidente Bolsonaro infectado pela covid-19.

 

LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entrou em vigor.

A LGPD coloca o Brasil ao lado de mais de 100 países onde há normas específicas para definir limites e condições para coleta, guarda e tratamento de informações pessoais.

A Lei 13.709 disciplina um conjunto de aspectos: define categorias de dados, circunscreve para quem valem seus ditames, fixa as hipóteses de coleta e tratamento de dados, traz os direitos dos titulares de dados, detalha condições especiais para dados sensíveis e segmentos (como crianças), estabelece obrigações às empresas, institui um regime diferenciado para o Poder Público, coloca sanções em caso de violações e prevê a criação de uma autoridade nacional.

 

CONFIANÇA – Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), medido pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), registrou em setembro alta de 14,4%, na comparação com agosto.

O indicador chegou a 91,6 pontos, em uma escala de zero a 200 pontos, ainda 23,1% abaixo do patamar de setembro do ano passado.

Na comparação com agosto, houve alta em todos os componentes do indicador.

 

DESEMPREGO – Na quarta semana de agosto, segundo a Pnad Covid19 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Covid), do IBGE, a taxa de desocupação ficou em 14,3% no período, atingindo 13,7 milhões de pessoas no Brasil.

Em maio, a taxa era de 10,5%. A alta foi motivada, principalmente. pelo aumento de pessoas que passaram a buscar trabalho.

 

PERITOS – Cerca de um milhão de pessoas continuam prejudicadas em todo o Brasil pelos peritos do INSS, que se recusam a retomar os atendimentos, alegando falta de segurança diante da possível contaminação.

 

UNB – Conselho Universitário da UnB escolheu lista tríplice com nomes a serem enviados ao Palácio do Planalto.

Entre um deles, o Presidente Bolsonaro poderá escolher o futuro reitor da Universidade de Brasília (mas tem até a prerrogativa de poder indicar alguém fora dessa lista).

Na reunião do Conselho, a atual reitora, Márcia Abrahão, terminou com 85 votos; Olgamir Amacia Ferreira, com dois; e Germana Henriques Pereira, com um.

Vale lembrar que esta semana Bolsonaro nomeou para reitor da Universidade do Rio Grande do Sul o terceiro nome da lista tríplice, despertando protestos.

 

AGENDA – Presidente Bolsonaro está hoje no Rio, onde participa de evento das Assembleias de Deus no Brasil, no Ministério de Madureira (Conamad).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*