«

»

ago 27 2022

Papa Francisco nomeia hoje 20 cardeais; dois são brasileiros

Imagem do Consistório em 29/11/2020

O Papa Francisco cria hoje, em seu oitavo Consistório, 20 novos cardeais. Desses, 156 têm menos de 80 anos e, por isso, podem eleger o próximo Papa. Entre os novos cardeais estão os brasileiros Leonardo Steiner, arcebispo de Manaus, Amazonas e Paulo Cezar da Costa, arcebispo de Brasília;

Esse é um Consistório universal, com pastores provenientes dos cinco continentes. Um Consistório também “misto”, que verá a criação de 20 novos cardeais e junto a votação das causas de canonização de dois beatos. Um Consistório, celebrado em um período inusitado como agosto, que não se conclui em uma única cerimônia, mas, idealmente, prossegue outros dois dias, na próxima semana, com o encontro de reflexão e aprofundamento da Praedicate Evangelium, a Constituição Apostólica que reforma o Cúria.

No rito, que será realizado, às 16h (horário de Roma) na Basílica de São Pedro, um a um eles se aproximarão da sede do Papa para receber os símbolos do cardinalato de joelhos: solidéu vermelho, barrete, anel, a bula com a atribuição do Título/Diaconia. Todos receberão o abraço da paz de Francisco, um gesto repetido logo depois pelo cardeal decano, o primeiro dos cardeais presbíteros e o primeiro dos diáconos, representando todo o Colégio dos Cardeais.

Os nomes dos novos cardeais foram anunciados pelo Papa da janela do Palácio Apostólico durante o Angelus de 29 de maio, junto com o pedido de rezar por eles “para que, confirmando sua adesão a Cristo, possam me ajudar na meu ministério como Bispo de Roma para o bem de todo o santo povo fiel de Deus”.

A lista de nomes confirmou o duplo critério que animava os sete Consistórios anteriores do pontificado de Jorge Mario Bergoglio. O da internacionalidade, com especial atenção ao Sul do mundo, e a superação das cadeiras outrora tradicionalmente consideradas “cardinalícias”, com predileção pelas periferias, ou seja, os territórios fronteiriços que historicamente nunca viram um cardeal.

Além dos três primeiros nomes curiais, previsíveis para o cargo, que são os prefeitos dos Dicastérios do Culto Divino e do Clero, juntamente com o presidente do Governatorato, a lista inclui origens da Europa, seis novos cardeais da Ásia, dois da África, um da América do Norte e quatro da América Central e Latina.

Quatro novos países estarão representados neste contexto: Mongólia, Paraguai, Singapura e Timor Leste. Além disso, há 7 religiosos, dos quais 5 são eleitores e 2 não eleitores. Assim, três novas famílias religiosas ingressam no colégio cardinalício: os eudistas, o Istituto Missioni Consolata e os legionários de Cristo. Os mais numerosos no Colégio dos Cardeais são os Salesianos, 10.

Fonte: Vatican News – Salvatore Cernuzio

Foto: Vatican Media

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*