«

»

jul 24 2013

para francisco, a última esperança

RENATO RIELLA

Nunca mais se falou na tal aldeia global, mas esta se especializou em criar mitos, trabalhando depois, intensamente, para abalá-los.

É assim com o Papa Francisco. Ele parece perfeito. Até quando?

Há grande necessidade na nossa sociedade de poder acreditar em alguém. Acabamos criando lendas como Michael Jackson, autodestrutivo, ou o poeta da boca calada, Pelé, que é apenas (muito) o maior jogador de bola.

Madre Tereza de Calcutá ou a Princesa Diane, para citar mitos recentes, não tinham verbalização suficiente para impor uma filosofia nova ao mundo ocidental.

Este pode ser o grande papel de Francisco, o Chicão, se a aldeia global não descobrir graves fragilidades no seu perfil (a propósito, pode ser dito que o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, em pouco tempo, já tem uma imagem trincada, talvez irrecuperável).

A proposta de franciscanidade é maravilhosa, para se contrapor ao mundo de consumo que fez quebrar os Estados Unidos e a Europa, levando junto consigo gente austera como os japoneses (ou gente pobre, como os brasileiros).

Portanto, a grande reza a ser proferida é: Deus, junto com Jesus Cristo e todos os santos, não nos decepcione com o Papa Francisco. Ele é a última esperança.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*