«

»

abr 20 2021

Paralisação dos metroviários causa aglomerações nos trens e nos ônibus do DF

Greve do Metrô-DF: fora do horário de pico, seis trens circulam nesta  segunda-feira | Distrito Federal | G1

O segundo dia da greve dos metroviários no Distrito Federal, hoje (20), é marcado por vagões cheios e intensa movimentação de veículos nas vias da capital. Com a paralisação, os trens funcionam com 60% da capacidade total nos horários de pico e com 40% no restante do dia

Hoje, as estações da Companhia do Metropolitano (Metrô) abriram às 6h, com 30 minutos de atraso. Por volta das 7h, dos 24 trens, 15 estavam em circulação e o tempo de espera dos passageiros era, em média, de 15 minutosHorários de pico no Metrô-DF: manhã: 6h às 8h30 e tarde: 16h45 às 20h30

Além disso, nas vias do DF, há intensa movimentação de veículos. Na Estrada Parque Taguatinga (EPTG), rodovia que liga o Plano Piloto a regiões como Águas Claras, Ceilândia e Taguatinga – todas atendidas pelo metrô – o trânsito ficou intenso por volta das 7h.

Na BR-070, a Estrutural, a situação é semelhante. Por volta das 7h30, o tráfego era pesado na região e os veículos circulavam com lentidão.

Apesar das pistas cheias, os órgãos de trânsito mantiveram as regras do uso das faixas exclusivas, sem liberação para os demais veículos.

A greve dos metroviários começou ontem (19). De acordo com o Sindicato dos Metroviários (SindMetrô), a categoria protesta contra o corte do auxílio-alimentação, de R$ 1,2 mil. Além disso, os metroviários citam “descumprimentos judiciais, como os descontos ilegais da greve de 2019 que, até hoje, não foram devolvidos”.

Para garantir o funcionamento mínimo do serviço de transporte público durante a pandemia de Covid-19, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT-10) determinou que 60% dos trens estejam em circulação nos horários de pico, o que foi mantido pela categoria.

Em nota, a Companhia do Metropolitano (Metrô-DF) informou que “seguirá tomando todas as providências judiciais e administrativas cabíveis para evitar maiores transtornos que a greve dos metroviários possa causar à população”.

Em razão da greve dos funcionários do metrô, a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) anunciou reforço nas linhas de ônibusque circulam entre as regiões de Samambaia, Ceilândia, Taguatinga, Águas Claras e o Plano Piloto.

A ação faz parte de um plano emergencial para diminuir os transtornos causados pela paralisação. Segundo a Semob-DF, cerca de 30 linhas terão acréscimo de viagens, com veículos remanejados de outros itinerários que apresentam menor carregamento de passageiros.

A pasta afirma ainda que, além dos horários de pico, haverá reforço durante toda a manhã e à noite, considerando os novos horários de funcionamento empresarial no DF, devido à pandemia de Covid-19.

Com informações e foto de G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*