«

»

jul 15 2022

Pesquisa mostra que a UnB é a 15ª melhor instituição de ensino superior na América Latina

Universidade de Brasília - A UnB

De acordo com o ranking de avaliação Times Higher Education (THE) Latin America, divulgado ontem (14), a Universidade de Brasília é a 15ª melhor instituição de ensino superior da América Latina. Foram avaliadas 197 universidades de 13 países latino-americanos, entre públicas e privadas, 20 a mais do que em 2021. A classificação representa avanço de uma posição em relação ao ano passado.

Entre as 76 universidades brasileiras avaliadas, a UnB também subiu uma colocação, ficando no 11º lugar. E também houve avanço de uma posição quando comparada às 39 universidades federais classificadas (duas a mais do que em 2021): a Universidade alcançou a sexta posição.

“Sinto muito orgulho de ver a Universidade avançando em colocações nos rankings. Mesmo em meio às críticas ao ensino superior público e aos cortes orçamentários, continuamos com o compromisso de oferecer ensino, pesquisa e extensão de excelência. Os rankings são um reconhecimento disso”, comemora a reitora Márcia Abrahão.

O THE avalia as instituições em cinco eixos: Ensino, Pesquisa, Citações, Inserção Internacional e Renda com a Indústria. A UnB passou a integrar o ranking em 2017 e, desde então, vem em uma tendência de melhora na sua classificação.

A UnB obteve pontuação geral de 75,2. O cálculo foi baseado nas seguintes notas: 55,1 em Citações; 47,6 em Inserção Internacional; 91,5 em Renda com a Indústria; 81,1 em Pesquisa; e 85,5 em Ensino. No eixo de Renda com a Indústria, a UnB conquistou um aumento expressivo (59,7%) na comparação com 2021. E obteve a quinta pontuação mais alta entre universidades brasileiras.

“É bastante significativo o crescimento nesse eixo que avalia a capacidade da Universidade de contribuir com o mercado em inovações, invenções e consultoria. Mostra que estamos no caminho certo ao ampliar o diálogo com a sociedade, transferir conhecimento, atrair financiamento e encaminhar profissionais ao mercado de trabalho”, ressalta a decana de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional, Denise Imbroisi. “Os indicadores evidenciam a qualidade institucional.”

Fonte/foto: Ascom/UnB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*