«

»

nov 27 2017

Pesquisa mostra que os homens valorizam mais o casamento que as mulheres

alianças

Pesquisa do Datafolha aponta que 79% dos homens idosos no Brasil consideram o casamento importante ou muito importante. A porcentagem é superior ao registrado entre as mulheres, que ficou em 61%. O levantamento, divulgado hoje (27) pelo jornal Folha de S.Paulo, ouviu 2.732 pessoas, sendo 848 com mais de 60 anos.

A tendência de valorização maior do casamento pelos homens se repete em outros cenários. Quando pessoas com menos de 60 anos pensam no que será mais importante durante a velhice, 8% deles dizem que é o casamento, contra 3% delas. Já quando os idosos respondem o que era mais importante na juventude, 16% dizem o casamento, contra 10% delas.

Médicos e psicólogos ouvidos pelo jornal afirmam que, ao contrário do senso comum de que a mulher dessa geração seria mais dependente do marido, os homens têm dificuldade de ficar sozinhos e são menos autônomos.

A pesquisa também mostrou que os idosos são os que mais vivem sozinhos. Um quarto deles não mora com ninguém, contra em média um décimo nas faixas entre 25 e 59 anos. Entre as mulheres, a satisfação com a solidão é maior – 57% delas dizem achar ótimo ou bom morar sozinhas, contra 39% dos homens.

De acordo com o Datafolha, cerca de metade dos idosos (53%) afirma ter relações sexuais. O resultado aponta que a redução da prática sexual ocorre de forma gradativa. Entre 55 a 59 anos de idade, 75% dizem que costumam fazer. Na de 60 a 70 anos, o índice cai a 58% e, depois, a 43% na de 71 a 80 anos.

A pesquisa mostra também que os homens fazem mais sexo.  De cada cem homens com 60 anos ou mais, 83 afirmaram que costumam ter relações sexuais, contra 29 de cem mulheres.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*