«

»

abr 28 2024

PF, Funai e Força nacional destroem ponte de garimpeiros em terra indígena

WhatsApp Image 2024-04-27 at 13.34.51 (1).jpeg

A Polícia Federal, em ação conjunta com a Força Nacional e a Funai, destruiu uma ponte usada por exploradores ilegais da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu/PA.

A ação foi a pedido da Funai, para evitar a volta de invasores ao local.

Na ocasião, explosivistas da Polícia Federal detonaram a ponte clandestina em duas etapas: explosões nessa semana. A estrutura possuía 61 metros de comprimento e 4,6 metros de largura, sustentada por oito pilares de concreto. A ponte servia como principal acesso à Terra Indígena.

A ação faz parte da Operação de Desintrusão das Terras Indígenas Apyterewa e Trincheira Bacajá, em atendimento à decisão do Supremo Tribunal Federal. Durante o segundo semestre de 2023, foram retirados gados, inutilizadas estruturas de fazenda e destruídas pistas de pouso.

De acordo com o Centro de Monitoramento Remoto da Funai, a região da TI Apyterewa foi a área de floresta amazônica mais desmatada entre os anos de 2019 e 2022.

Fonte/foto Ascom/Polícia Federal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*