«

»

jul 28 2014

PIB ABAIXO DE 1% É GRANDE DESAFIO PARA A CAMPANHA DE DILMA

A previsão para o crescimento do PIB brasileiro (Produto Interno Bruto) cai abaixo da marca psicológica do 1%, o que é péssimo para a campanha eleitoral da presidente Dilma Rousseff.

A estimativa para a expansão do PIB, soma de todos os bens e serviços produzidos no país, ficou em 0,9%, após passar por nove reduções consecutivas, segundo a avaliação semanal dos principais analistas econômicos do país.

Na semana passada, a projeção era 0,97% e há quatro semanas, 1,1%. Para 2015, a estimativa segue em 1,5% há quatro semanas seguidas.

Essas projeções são de pesquisa feita pelo Banco Central (BC) a instituições financeiras sobre os principais indicadores econômicos e consolidadas na publicação do órgão boletim Focus.

A estimativa para a produção industrial permanece com 1,15% de retração, este ano, e com 1,7% de crescimento em 2015.

O boletim Focus também mostra que o mercado financeiro não espera alterações na taxa básica de juros, a Selic, há oito semanas seguidas. No último dia 16, o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC optou por manter a Selic em 11% ao ano, pela segunda vez seguida, após a taxa ter passado por um ciclo de nove altas consecutivas para conter a inflação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*