«

»

nov 25 2020

Planaltina (DF) recebe a primeira edição da Cidade da Segurança Pública

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF), lança, hoje (25), a Cidade da Segurança Pública em Planaltina. Os objetivos do programa são a proximidade com a população, redução dos índices de criminalidade, aumento da sensação de segurança, ações sociais, concentração de esforços para atuação policial e fornecimento de serviços.

O novo formato itinerante terá participação integrada das forças de segurança – Polícias Militar (PMDF) e Civil (PCDF), Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF) e Departamento de Trânsito (Detran-DF). A estrutura ficará instalada no estacionamento da Administração Regional de Planaltina de hoje a 29 de novembro.

“Estaremos ainda mais próximos da população e de representantes de diversos setores, entendendo a necessidade de cada região. Além disso, vamos conhecer mais de perto o trabalho e as dificuldades dos agentes de segurança pública que atuam na linha frente. Esse contato e troca de experiências são essenciais para a elaboração e ajuste de políticas de segurança ainda mais precisas para cada localidade. Esperamos, com isso, dar um atendimento cada vez mais individualizado para cada região administrativa, melhorando assim a qualidade de vida da população”, explica o secretário de Segurança Pública, delegado Anderson Torres.

Entre as principais estão as operações DF Livre das Carcaças, a Quinto Mandamento, que tem foco na redução dos crimes contra a vida, além de inspeções e ações educativas do CBMDF, da Subsecretaria do Sistema da Defesa Civil e do Detran-DF. Haverá, ainda, diversas atrações e serviços para a comunidade, como exposição de equipamentos e viaturas, palestras, emissão de carteira de identidade, pela PCDF, entre outros.

“No DF, temos reduções relevantes nos índices criminais e queremos que isso seja cada vez mais isonômico entre as regiões. Todo o sistema de segurança pública se mobilizará para atuar de forma integrada em Planaltina. Este é o formato definido para a Cidade da Segurança, programa inovador que será aplicado em outras regiões do DF. Vamos permanecer no local com reforço das ações policiais, cumprimento de mandados em aberto, fiscalização de estabelecimentos, combate ao transporte pirata e melhorias na sinalização de trânsito”, esclarece Torres.

As cidades serão escolhidas com base em diversos critérios, entre eles a estrutura das forças de segurança locais, levantamentos e análises criminais feitas pelos setores de estatística e inteligência, perfil socioeconômico da região, mapeamento de desordens, entre outros. Planaltina foi escolhida ainda pelo contexto histórico e por ser a primeira cidade do DF.

De acordo com o secretário executivo de Segurança Pública, delegado Júlio Danilo, serão realizadas ações nas microrregiões da cidade que apresentam concentração de crimes violentos letais e contra o patrimônio. “Atuaremos de forma integrada e coordenada com todas as forças de segurança pública para restabelecer a ordem. Neste sentido, teremos ações preventivas e repressivas, aliadas a ações de políticas públicas e sociais, com planejamento, para obtermos resultados mais efetivos para conter a criminalidade e aumentar a sensação de segurança em cada região”.

Com informações de Ascom/Secretaria de Segurança

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*