«

»

nov 04 2016

PMDB SE DEU MESMO MUITO MAL NA ELEIÇÃO MUNICIPAL

O site Congresso em Foco faz interessante matéria mostrando quanto o PMDB perdeu na eleição municipal.

Venho dizendo que o maior prejudicado foi o PMDB (o PT não conta mais, pois está em extinção).

O partido do presidente Michel Temer foi o que mais perdeu votos no intervalo de quatro anos: quase 1,5 milhão.

Caiu de 18,6 milhões, em 2012, para 17,2 milhões na última votação.

Embora tenha aumentado o número de prefeituras conquistadas (de 1.021 para 1.038), inclusive em cidades com mais de 200 mil eleitores (de 11 para 14), o PMDB vai administrar municípios que somam 2 milhões de eleitores a menos do que os alcançados há quatro anos.

E o pior: não surgiram nomes expressivos que possam elevar o PMDB na eleição de governador e muito menos na de presidente, em 2018.

Na eleição passada, o partido venceu em cidades que totalizavam 23,1 milhões de eleitores. A partir de janeiro de 2017, administrará um eleitorado de 21 milhões.

A diferença pode ser creditada, em parte, à perda da prefeitura do Rio de Janeiro. O prefeito Eduardo Paes (PMDB) não conseguiu emplacar sequer no segundo turno o seu afilhado político, o deputado Pedro Paulo (PMDB).

Os dados são de balanço do Congresso em Foco com base em informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

As perdas do PMDB e, principalmente, do PT contrastam com o avanço do PSDB, que saiu da eleição como o mais votado, o partido que mais elegeu prefeitos em municípios com mais de 200 mil eleitores e o que comandará a maior população no país, além de São Paulo, o maior colégio eleitorado do país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*