«

»

dez 14 2021

Polícia Civil e MPDFT investigam deputado distrital Daniel Donizete por “rachadinha”

A Polícia Civil e o Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT) cumpriram mandados de busca e apreensão no gabinete do deputado distrital Daniel Donizet (PL), na Câmara Legislativa (CLDF), na manhã de hoje (14), para investigar denúncias de “rachadinha” envolvendo assessores do parlamentar.

A operação, chamada de “Melinoe“, em referência à deusa grega dos fantasmas, apontou que os servidores repassavam parte do salário ao deputado distrital, por meio do chefe de gabinete e assinavam as folhas de ponto, mas não compareciam à CLDF, mesmo antes da implementação do trabalho remoto, devido à pandemia de Covid-19.

Em nota, Daniel Donizet afirmou que as denúncias “são completamente infundadas”. O parlamentar disse ainda que não teve acesso ao inquérito policial para entender o que motivou as buscas.

TV Globo apurou que as denúncias foram identificados, até agora, sete servidores-fantasma no gabinete, inclusive um cantor sertanejo que recebia salário com dinheiro público, mas não aparecia para trabalhar.

Os investigadores apontam que o suposto esquema ocorre desde o começo do mandato, em 2019. O prejuízo aos cofres públicos é estimado em mais de R$ 1 milhão. São investigados os crimes de corrupção, peculato, prevaricação e falsidade ideológica.

A investigação começou em 2019, após denúncias que alguns servidores não exerciam suas funções. Os nomes dos demais envolvidos, no entanto, não foram divulgados.

Durante a operação, agentes também cumpriram os mandados judiciais em Luziânia (GO) e Valparaíso, no Entorno do Distrito Federal, além de Águas Claras e Gama. A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão à Corrupção (DRCOR/DECOR), apreendeu R$ 110 mil em espécie.

Pela manhã, apesar da operação policial, os trabalhos na Câmara Legislativa não foram suspensos. Na pauta de hoje está prevista uma sessão extraordinária para votar pelo menos 32 projetos do Executivo.

A expectativa é que as propostas aprovadas sejam sancionadas pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) antes do Natal.

Fonte:g1 – Afonso Ferreira, Letícia de Oliveira e RIta Yoshimine

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*