«

»

jan 05

Polícia militar não pode fazer greve – mas faz

RENATO RIELLA
Brasília está vivendo há anos sob chantagem dos profissionais da Segurança Pública. Eles ganham os salários mais altos do Brasil e, mesmo assim, produzem constantes formas de “operação-padrão”, com ameaças gravíssimas a todos nós. Na verdade, pode ser dito, estão em “greve branca” há muito tempo, o que é uma atitude criminosa.

Isso me lembra aquela história do cara cuja mãe morreu e ninguém sabia como dar a notícia. Até que um homem mais velho, sábio, chegou perto dele e falou assim: ”Tenho uma péssima notícia para lhe dar: sua mãe morreu”. E acabou o problema.

É preciso que alguém diga a policiais e bombeiros que nenhum governador do Distrito Federal terá permissão do Governo Federal para aumentar os salários, por um motivo muito simples: esses salários são desproporcionais àqueles pagos às Forças Armadas, à Polícia Federal e aos trabalhadores da Segurança Pública em todos os estados brasileiros.

No momento em que vemos um homem de 66 anos, brigadeiro, ser morto, ao chegar em casa, por três bandidos num carro vermelho, perguntamos: até que ponto esse tipo de crime está ocorrendo por que a Polícia Militar do DF está quebrada no seu comando?

FUNDO CONSTITUCIONAL DO DF
TALVEZ SEJA UM MAL PARA BRASÍLIA

O Distrito Federal não existe como unidade da Federação. É totalmente dependente da União, que desperta ciúmes do Oiapoque ao Chuí pela dinheirada que derrama aqui.

Hoje me arrependo de ter ajudado o então governador Roriz a aprovar, no apagar das luzes de 2002, no Senado, o projeto que criou o Fundo Constitucional do DF. Na época, ocupando um cargo de muita influência junto ao então presidente do Senado, Ramez Tebet, lutei muito para que ele conseguisse votar o projeto brasiliense numa das últimas sessões do governo FHC. Toda essa conquista está ameaçada por reivindicações irresponsáveis.

O Fundo do DF deve despejar em Brasília cerca de R$ 14 bilhões em 2014, mantendo em bom nível financeiro as áreas de Saúde, Educação e Segurança, que respondem com péssimos serviços prestados à população de R$ 2,6 milhões.

Deputados federais e senadores de 26 estados vivem de olho nesse dinheiro e poderão, em algum momento, revogar a lei que criou o Fundo Constitucional do DF, levando Brasília a caminhar com as próprias pernas.

Enquanto isso não acontece, existe dentro da Polícia Militar, há anos, um movimento político anti-constitucional, exigindo mais e mais aumentos de salário.

O governador Agnelo Queiroz (e os seus antecessores) não têm coragem de dizer que “a mãe morreu” (ver exemplo acima).

Precisa ser dito que Dilma Rousseff não permitirá que bombeiros e policiais militares (e outros profissionais da Segurança) sejam beneficiados com remunerações acima do padrão brasileiro. Se concordar com isso ela perderá o resto do país num ano eleitoral. E Brasília pesa muito pouco no conjunto das 27 unidades da Federação.

Há algumas semanas, circulou nas redes sociais filmete no qual o secretário de Segurança Pública do DF, delegado da Polícia Federal Sandro Avelar, é ameaçado publicamente por um sargento da PM.

Este policial, discursando na frente de diversos outros policiais, ameaçou boicotar a realização da Copa do Mundo em Brasília se as reivindicações da sua categoria não forem atendidas. Dá para acreditar?

Num estado normal de forças, no qual houvesse a devida hierarquia, o secretário de Segurança deveria ter determinado a prisão imediata desse policial por insubordinação, tentativa de motim no navio. Mas Sandro Avelar é candidato a deputado federal e pode estar sendo restringido por esta situação particular (há muitos votos na PM).

O certo é que a Constituição proíbe manifestações sindicais na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros. Quando o indivíduo opta por esse tipo de profissão é informado, na origem, que deverá ter comportamento especial. Se aceitou, não tem o que reclamar – até mesmo porque, em Brasília, os policiais recebem comparativamente ótimos salários.

Assim, constatando que não existe consciência no Distrito Federal sobre este papel da Capital, mantida pela União de forma paternalista, acredito que o Fundo Constitucional vai acabar sendo revogado um dia.

Nós, em Brasília, precisamos aprender a andar com as próprias pernas. O dinheiro federal cai do céu. Entra aqui sem que façamos força nenhuma para isso.

36 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. Wílon Wander Lopes

    Amigo Riella,
    Você bebeu? rsrsrs Você pode ter razão em muita coisa do que você disse, como sempre. Mas você talvez tenha se esquecido de que Brasília/DF é a capital do Brasil, o escritório de representação do país e, por isso, deve e precisa ser sustentada, ao menos em parte, como acontece, pela união – que aqui tem suas instituições, aliás indispensáveis a uma democracia, a um estado de direito democrático.
    Assim, sabendo de seus méritos, me assusta a sua posição, até porque pode fomentar um movimento nacional contra a Brasília que nos construímos.
    Cuidado, amigo, nossa Brasília, nosso Distrito Federal já tem muitos inimigos. Por favor, esteja sempre ao lado dos que defendem nossa brasília.
    Não está do jeito que a gente sonhava, mas pode piorar muito. No demais, tim tim…

  2. yara mcnamara

    Caro amigo Riella eu assino embaixo e discordo do senhor Wilon, a cidade está dominada pelos burgueses que não querem saber de nada da cidade, somente de sua ostentação, até mesmo porque, eles não depende um centavo do governo, nem para saúde, nem para educação, nem para segurança e pior, nem para a mobilidade. e a operação tartaruga nem terminou, continua desde 2010, eu espero que a presidente dilma assine a lei da unesco com o fim das policias militares de todo o brasil. acabou ditadura e não necessitamos mais de forças auxiliares do exército. tem disciplina militar mais funcionou muito bem durante a ditadura militar e não estão preparadas para democracia. e pior, esse ano iremos assistir a assassinatos em massa de militares, e já começou. brasilia é uma cidade pacifica sempre foi, mesmo com o aumento da violência continua sendo. agora os bandidos não tem mais medo da policia. pode ser civil, militar ou federal, vão matar sem dó. e já começou. e detalhe, eu quero ver as forças policiais com essa bobeira de operação tartaruga enfrentar os manifestantes dos blacks blocs ou anonymos, irão apanhar em rede nacional e pior, nem vão poder prender os manifestantes, todos são de jovens de menor de idade amparados pelo eca.

    1. ALDER SILVA

      DISCURSO DA SRA MACNAMARA BASTANTE AMBÍGUO, POIS SE A PM É MILITAR E NÃO PODE FAZER GREVE, MAS ADOTA UMA CONDUTA DE REIVINDICAR SEM PARAR AS ATIVIDADES, IMAGINA SE ACABAR COM ESSA ESTRUTURA, AÍ VIRA BAGUNÇA, SERIA GREVE MESMO, AÍ EU QUERIA VER SE O GDF NÃO DARIA UM EXCELENTE SALÁRIO IGUAL A DA POLÍCIA CIVIL QUE FAZ GREVE E TEM SINDICATO E COM ISSO PRESSIONA O GDF, O QUE FALTA É DAR UM SALÁRIO COMPATÍVEL AS RESPONSABILIDADES, POIS QUE NÃO PODE TER SINDICATO E FAZER GREVE, MAIS TEM PODER DE POLÍCIA E É FUNÇÃO DE ESTADO (MAIS QUE SIMPLES FUNCIONÁRIO PÚBLICO) DEVE SER PROTEGIDO PELA SOCIEDADE COM VENCIMENTOS MAIORES, POIS SE NÃO FOR ASSIM, ESSES MILITARES DEVEM SER CIVIS E UTILIZAREM AS MESMAS ARMAS QUE OS SERVIDORES CIVIS DISPÕE DE PRESSÃO PARA SEUS JUSTOS DESEJOS ATENDIDOS, SERÁ QUE OS BOMBEIROS E A PM SÃO MILITARES SÓ PARA SEREM MÃO DE OBRA ESCRAVA DO GOVERNO E DA SOCIEDADE? FIM DA PM = A GREVE E PARALISAÇÕES QUE AÍ SIM DEIXARÃO A SOCIEDADE DE JOELHOS, VIDE A ARGENTINA!

  3. Victor

    e QUE TAL FALAR DO ALTÍSSIMOS SALÁRIOS DOS AUDITORES DO DF, DO DETRAN DO DF. aLÉM DISSO, FALE TAMBÉM DO ALTÍSSIMO CUSTO DE VIDA DO DF, ONDE UMA KITNET PODE CUSTAR MAIS DE 250 MIL REAIS. O CARA É POLICIAL E VAI TER QUE MORAR EM CEILÂNDIA OU EM ÁGUAS LINDAS COM O SALÁRIO QUE ELE GANHA. DEIXA DE BABAR OVO DE DILMA, PROCURE SEU CAMINHO COM SEU TRABALHO, NÃO COM PUXA-SAQUISMO.

  4. Flavio

    A Polícia Militar, assim como o corpo de bombeiros, são forças auxiliares do exército, e como tais, não podem fazer greves, paralisações ou qualquer outro tipo de demonstração. comparativamente os policiais militares e bombeiros militares do df ganham mais do que as forças de outros estados, mas na realidade são esses policiais de outros estados é que ganham mal, muito mal.

  5. Flavio

    A Polícia Militar, assim como o Corpo de Bombeiros, são Forças Auxiliares do Exército, e como tais, não podem fazer greves, paralisações ou qualquer outro tipo de demonstração. comparativamente os Policiais Militares e Bombeiros Militares do DF ganham mais do que as Forças de outros Estados, mas na realidade são esses policiais de outros Estados é que ganham mal, muito mal, sem considerar que o custo de vida aqui na Capital Federal é mais alto do que no resto do país. Com os salários atuais, os servidores da Segurança Pública já são obrigados a morarem na periferia… Imaginem se os salários fossem iguais aos do resto do país…

  6. Jair Tedeschi (Cel PM Ref Tedeschi)

    Meu caro amigo, permita-me comentar sobre o artigo; há acertos e erros em seu fundamento. primeiramente, como capital do pais abrigamos aqui todos os poderes e as representações diplomáticas é por essa razão, e o amigo sabe muito bem, que se criou o fundo constitucional; pm e bm não podem e não fazem greve, mas reivindicar é lícito em qualquer segmento; o que se cobra ao governo é o cumprimento de “promessas de campanha” e o diálogo ou a falta deste. lógico que se quer melhoria salarial mas não é esta a principal pedida. em seu artigo sobre os postos policiais você dá um mote para a resposta – falta de estrutura – o pm e o bm têm trabalhado desmotivado e a cada troca de comando (já foram cinco) mais se fica desestruturado. Temos buscado soluções como brasilienses para voltarmos à segurança tão desejada. abraços

  7. sandro pereira da cunha

    Bom dia, sou policial militar e confesso que já não aguento mais ouvir dizer que somos a polícia mais bem paga do brasil. por gentileza, antes de fazerem este comentário, procurem se informar. hoje, nominalmente falando, ocupamos o 3ª lugar e se levarmos em consideração o custo de vida, passamos a 13º lugar. companheiro, depois de 5 anos sem reajuste salarial, gostaria de saber qual categoria permaneceria trabalhando normalmente como se nada tivesse acontecendo. como já foi dito, hoje lutamos pelo cumprimento de promessas de campanha. entendemos que nenhum político é obrigado a prometer nada a ninguém, mas se prometeu, tem que cumprir. assista ao vídeo e tire suas conclusões: https://www.youtube.com/watch?v=0VQRxJJH4wE

  8. Adriana silva soares

    não vejo ninguém reclamar quando professores,policiais civis, agentes penitenciários,detran,médicos etc fazem greve e todas essas categorias têm o melhor salário do país.

  9. Chico treva

    cARO JORNALISTA, A PM NÃO ESTÁ EM GREVE BRANCA, ESTAMOS APENAS CUMPRINDO O QUE DETERMINA A LEI. mE FALE ONDE ESTÁ ESCRITO QUE O POLICIAL MILITAR PODERÁ ANDAR ACIMA DA VELOCIDADE DA VIA? ONDE ESTÁ ESCRITO QUE DEVEMOS ANDAR COM ROTOLIGHTS LIGADOS NO PATRULHAMENTO? NOS ARRISCAMOS POR QUE GOSTÁVAMOS, JÁ NÃO NOS ARRISCAMOS MAIS. AGORA APRENDI A TER AMOR PELA MINHA FAMÍLIA, PELA MINHA FILHA QUE ESPERA O MEU RETORNO PARA CASA SÃO E SALVO. QUERO UM PLANO DE SAÚDE DESCENTE, NÃO PRECISA SER MUITO DESCENTE, MAS QUE PELO MENOS FUNCIONE. GOSTARIA DE TER MINHAS FOLGAS RESPEITADAS, E QUANDO NÃO FOSSE POSSÍVEL RESPEITAR, QUE PELO MENOS ME BONIFICASSEM EM $. SOU UM SER VIVO, SOU CONSTITUÍDO DE CÉLULAS VIVAS E NÃO DE MOLÉCULAS DE FERRO OU ELEMENTOS RADIOATIVOS. TENHO SANGUE QUE CORRE EM MINHAS VEIAS. TENHO PROBLEMAS PSICOLÓGICOS E FÍSICOS, EU CHORO, EU SINTO DOR. O GOVERNADOR DO DF É O ÚNICO RESPONSÁVEL PELO QUE ACONTECE AQUI. FORAM FEITAS TREZE PROMESSAS A NOSSA CATEGORIA, NENHUMA CUMPRIDA. CANSEI DE TOMAR PEDRADA, GARRAFADA, CUSPIDA… SÓ FAÇO O QUE DETERMINA A LEI. ATÉ QUE SEJAMOS REALMENTE VALORIZADOS. PARE DE SER DEMAGOGO. OLHE A RAIZ DO PROBLEMA OU ESTÁ RECEBENDO DINHEIRO POR ESSE TIPO DE REPORTAGEM? QUER O PLUS? PAGUE O PLUS!

    1. Hugo Barbosa Sales

      Chico olha lá em cima quem patrocina o blog!

    2. Simone

      Ainda bem que os policiais aqui ganham mais, assim não precisam cobrar propina para pagar as contas.
      Tomara que consigam um salário melhor msm e tomara que os policiais dos outros estados também sejam beneficiados com as conquistas dos policiais de Brasília.

  10. AMILTON MENDES

    CARO JORNALISTA, VOCÊ FOI MUITO INFELIZ nesta POSTAGEM, EM VÁRIOS TÓPICOS, PORÉM, O QUE MAIS se DESTACOU FOram DUAS AFIRMAÇÕES, QUANDO DEFENDE QUE UM PROFISSIONAL, PAI DE FAMÍLIA, DEVA SER PRESO POR COBRAR, DE FORMA RESPEITOSA, MAS FIRME, PROMESSAS FEITAS PELO ENTÃO CANDIDATO AGNELO QUEIROZ, HJE, GOVERNADOR, NOS REBAIXANDO à condição de sub- cidadãos, pois se não podemos nos manifestar publicamente, não temos direitos fundamentais previstos na constituição federal ( constituição cidadã). a outra vc até falou a verdade, quando disse que recebemos salários “comparativamente” ótimos, mas não somos nós quem ganhamos ótimos salários, assim como todos os servidores do gdf, mas os outros estados é que pagam vencimentos miseráveis a seus servidores, porém, não podemos esquecer, propositalmente, no seu caso, de que vivemos na capital, e portanto, temos tratamento diferenciado dos demais entes da federação. comparar a estes é uma tremenda leviandade, não acha? portanto, se informe melhor antes de lançar suas pesadas palavras contra um movimento legítimo e ordeiro de profissionais qualificados e respeitáveis, como os policiais e bombeiros militares do df.

  11. AMILTON MENDES

    CARO JORNALISTA, VOCÊ FOI MUITO INFELIZ NESTA POSTAGEM, EM VÁRIOS TÓPICOS, PORÉM, O QUE MAIS SE DESTACOU FORAM DUAS AFIRMAÇÕES, QUANDO DEFENDE QUE UM PROFISSIONAL, PAI DE FAMÍLIA, DEVA SER PRESO POR COBRAR, DE FORMA RESPEITOSA, MAS FIRME, PROMESSAS FEITAS PELO ENTÃO CANDIDATO AGNELO QUEIROZ, HJE, GOVERNADOR, NOS REBAIXANDO À CONDIÇÃO DE SUB- CIDADÃOS, POIS SE NÃO PODEMOS NOS MANIFESTAR PUBLICAMENTE, NÃO TEMOS DIREITOS FUNDAMENTAIS PREVISTOS NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL ( CONSTITUIÇÃO CIDADÃ). A OUTRA VC ATÉ FALOU A VERDADE, QUANDO DISSE QUE RECEBEMOS SALÁRIOS “COMPARATIVAMENTE” ÓTIMOS, MAS NÃO SOMOS NÓS QUEM GANHAMOS ÓTIMOS SALÁRIOS, ASSIM COMO TODOS OS SERVIDORES DO GDF, MAS OS OUTROS ESTADOS É QUE PAGAM VENCIMENTOS MISERÁVEIS A SEUS SERVIDORES, PORÉM, NÃO PODEMOS ESQUECER, PROPOSITALMENTE, NO SEU CASO, DE QUE AQUI SOMOS A CAPITAL, E COMO TAL TEMOS TRATAMENTO DIFERENCIADO DOS DEMAIS ENTES DA FEDERAÇÃO. COMPARAR A ESTES É UMA TREMENDA LEVIANDADE, NÃO ACHA? PORTANTO, SE INFORME MELHOR ANTES DE DESTILAR SUAS PESADAS PALAVRAS CONTRA UM MOVIMENTO LEGÍTIMO E ORDEIRO DE PROFISSIONAIS QUALIFICADOS E RESPEITÁVEIS, COMO OS POLICIAIS E BOMBEIROS MILITARES DO DF.

  12. João Coelho Vítola

    Querido amigo Riella;
    O nosso abraço fraterno.

    Temos posicionamento semelhante ao seu. As leis assim preconizam e todos sempre tivemos ciência disto.
    No entanto não podemos fugir de enfrentar bem as modernidades impostas pelo “desenvolvimento” a que estamos sendo submetidos.
    Como também é lúcido lembrar que nesta sociedade de consumo extremamente materialista em que estamos imersos, as distorções dos bons costumes Cristãos têm sido o eixo principal.
    No momento em que observamos políticos presos, inversão de valores em todos os níveis do governo e da sociedade, não podemos culpar somente os Militares do DF por desejarem as grandes melhorias concedidas a todas as outras classes trabalhadoras dentro do próprio DF e muitas delas, com a mesma verba do Fundo Constitucional.
    OS PMs e CBMs atualmente são os menores salários da Segurança Pública do DF e um dia, já foram reconhecidos pelos governantes da época, os mais bem pagos do país. Agora já estamos bem aquém de outros estados e dos eficientes Policiais Federais que têm o poder de investigar apenas os crimes federais, envolvendo inclusive os nossos políticos.
    Constitucionalmente o Fundo deveria ser apenas para a Segurança Pública do DF, mas os políticos da época resolveram estender parte dele para a área da saúde e da educação, que, ao longo do tempo, melhor se aproveitaram dele.
    A política é bela, pura e de extrema relevância. No entanto nossos políticos têm se mostrado o oposto.
    Como podemos culpar os Policiais e Bombeiros Militares se temos conhecimento dos inúmeros e onerosos escândalos na cúpula dos Três Poderes. Nossos representantes em quem acreditamos e confiamos nossos votos em algum momento, nos enganam constantemente nos passando o constante atestado de lesados.
    Da mesma forma que Brasilia recebeu sua representação política, o que se comprovou inútil, onerosa e sem o retorno que a justificasse para o povo, a PMDF também pretende receber, na mesma medida, a sua representação. Foi com esta motivação inicial que hoje vivenciamos este estado de espírito.
    Enfim, é preciso dizer a todos que a política entrando nos Quarteis ou em qualquer organização pública, não pode originar a perda da eficiência nas ações em favor das pessoas de bem que pagam por tudo.
    A PMDF já foi considerada pela própria população, a melhor do país. Nos idos de 1992, com a real prática da filosofia comunitária com o nome de Rondas Ostensivas Candango – ROCAN, a PMDF conquistou os mais elevados índices de aceitação pública de todos os outros órgãos na época.
    Finalizando: Levando em conta as “modernidades”, precisamos apenas manter o nível de produtividade anterior.

    Paz e alegria.
    Vítola

  13. Daniel

    Somente Um COmentário sobre esse texto. Com pequenas verdades é possível dizer uma grande mentira. Hitler já usou essa tática para convencer os alemães na segunda guerra mundial. O bom é que o brasil já superou a época dos barnabés. Hoje, somos mais escolados e menos influenciados por pseudos-formadores de opinião. Não haveria toda essA pressão se não houvesse as 13 promessas. Procure o governador e faça o contra-ponto, jornalista.

  14. sILVIO FERREIRA SANTOS

    bOA NOITE CARO JORNALISTA RENATO rIELLA.

    NINGUÉM DEFENDE MAIS O CIDADÃO QUE O POLICIAL OU BOMBEIRO MILITAR, PROCURE CONHECER A REALIDADE DESSES PROFISSIONAIS E SUA DIFICIL LUTA NA DEFESA DO CIDADÃO. a BRIGA desses HERÓIS não é APENAS pela valorização salarial, mas, profissional e POR melhores condições de atendimento ao cidadão. quem criou o caos no df NÃO FOI ELES, MAS SIM, as autoridades. a cidade estar cheia de panos branco cobrindo corpos de inocentes. A DESMOTIVAÇÃO É GRANDE, POR QUE NÃO O POLICIAL NÃO ENXERGA POR PARTE DO ESTADO A VONTADE politica, QUE valorize esses servidores que amam o que fazem. as autoridades não ouvEM o clamor desses HERÓIS HA TEMPOS. os intelectuais DÃO PREFERÊNCIA A critica. atacar O LADO MAIS FRACO DA SITUAÇÃO é FÁCIL, quero ver é cutucar o lobo.

    FERREIRA sANTOS / SARGENTO DA PMDF E JORNALISTA.

  15. sILVIO FERREIRA SANTOS

    BOA NOITE CARO JORNALISTA RENATO RIELLA.

    NINGUÉM DEFENDE MAIS O CIDADÃO QUE O POLICIAL OU BOMBEIRO MILITAR, PROCURE CONHECER A REALIDADE DESSES PROFISSIONAIS E SUA DIFICIL LUTA NA DEFESA DO CIDADÃO. A BRIGA DESSES HERÓIS NÃO É APENAS PELA VALORIZAÇÃO SALARIAL OU PROFISSIONAL, MAS, POR MELHORES CONDIÇÕES DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO. QUEM CRIOU O CAOS NO DF NÃO FORAM ELES, MAS SIM, AS AUTORIDADES. A CIDADE ESTAR CHEIA DE PANOS BRANCO COBRINDO CORPOS DE INOCENTES. A DESMOTIVAÇÃO É GRANDE, POR QUE NÃO O POLICIAL NÃO ENXERGA POR PARTE DO ESTADO A VONTADE POLITICA, QUE OS VALORIZE, SÃO SERVIDORES QUE AMAM O QUE FAZEM. AS AUTORIDADES NÃO OUVEM O CLAMOR DESSES HERÓIS HA TEMPOS. OS INTELECTUAIS DÃO PREFERÊNCIA A CRITICA. ATACAR O LADO MAIS FRACO DA SITUAÇÃO É FÁCIL, QUERO VER É CUTUCAR O LOBO.

    FERREIRA SANTOS / SARGENTO DA PMDF E JORNALISTA.

  16. claubert

    Boa noite, nunca vi tanta asneira em tantas linhas. Ninguém aguenta mais essa conversa que recebemos os melhores salários do país dentro da segurança pública. Você como jornalista ou é muito mal informado ou está escrevendo a pedido de alguém. Tim tim

  17. Police/Two

    esse safado jornalista é um lacaio do roriz um zé ruela que fala, aliás, caga pela boca ,daquilo que desconhece, tenha vergonha na cara seu puto e repeito a FAMÍLIA policial militar..não estamos pedindo esmola simplesmente o que foi prometido pelo então candidato a governador agnelo…
    estamos CUMPRINDO com a lei e pode ter certeza a copa está sim COMPROMETIDA, se até lá as promessas não forem efetivadas.

    baba ovo de governador me responda:

    quanto estão te pagando para meter o malho na pmdf?

  18. Valdeci

    Sr. Riella, vejo que o senhor opina em vários assuntos, mas no que toca à polícia militar vejo que se engana e muito. Vejamos: O senhor diz que os policiais do DF ganham os salários mais altos do Brasil! Está enganado, não somos mais a polícia com o maior salário do país. Fomos há muito ultrapassados! Agora vale lembrar uma coisa: Aqui no DF, quase todos os profissionais ganham mais, e alguns muito mais, que nos outros estados. Porque encarnar só na polícia militar, que há tempos vem ficando para trás dos outros órgãos de segurança pública?
    O que o senhor chama de greve branca, é o último ato de desespero de profissionais que não têm mais a quem recorrer. E o senhor diz que é “uma atitude criminosa”. Cuidado com isso também, pois há depoimentos de estudiosos do direito, até juízes que dizem o contrário! Aliás, todo mundo faz greve nesse país, existem algumas polícias por aí que até batem a porta na cara do cidadão que lá chega em desespero e ninguém fala nada! Não sei se o senhor falou!
    O fato do brigadeiro morto por bandidos é realmente lamentável e nos deixa muito tristes, mas o senhor se esqueceu que as pessoas que moram fora das Asas sul e norte também são importantes, sejam eles brigadeiros, pedreiros, pintores, e todo tipo de gente humilde que sofre todos os dias com o problema da segurança, que nunca recebeu investimentos verdadeiros nesse país. Nem financeiros nem em forma de lei!
    O senhor deveria ter usado a sua “influência política” para criar leis que ajudassem a polícia a trabalhar melhor em prol da população!
    O que eu acho engraçado é que o policial militar, pelo fato de ser submetido a um regulamento arcaico, preconceituoso, e cerceador de direitos faz com que todos achem que devemos ser presos por qualquer motivo. O policial que disse ao secretário de segurança que a tropa se encontra desestimulada e revoltada, fez o que qualquer brasileiro tem o direito de fazer: Se expressar! Aliás como o senhor faz em seu blog! É bom ter direitos não é?
    O senhor diz que a constituição proíbe o policial militar de fazer greve. O trecho que diz isso está na capítulo de fala sobre as forças armadas. Acho que existe uma diferença, o senhor não acha?
    Contudo, nós não estamos em greve, apenas paramos de correr atrás de tudo como uns desesperados. Imagine se parássemos mesmo! O caos se instalaria!
    A operação dos policiais militares preocupa a todos, e se o senhor ao invés de ficar batendo nos policiais desprovidos de direitos constitucionais, ajudasse com a sua influência a melhorar a segurança pública do país teríamos um Brasil melhor!
    Pense nisso!!!

  19. Alex vieira

    Se tá em qual mundo da fanasia s?enhor riella? Se arrepende de que? Fundo constituci onal paga os altos salários de cargos comissionados? como o do senhor ? Vai cuidar da sua vida e Pará de criticar quem realmente trabalha pela segurança pública do df. E q trabalha pelo amor ao q faz pois comparado com as outras categorias como PC tec. penitenciários Detran PF ganhamos muito mal. estamos cansados de sermos esquecidos pelo governo q so promete e nunca cumpri. aos outros tudo Pará nos nada. Não estamos fazendo chantagem estamos pedindo simplesmente o que foi prometido. É preciso que alguém diga ao senhor ou melhor o velho sábio. da notícia ruim q vá o.senhor cuidar da sua vida.

  20. Sargento Pm indignaDo

    SARGENTO PM INDIGNADO – 06/01/2014
    Governador que dá as costas para a Segurança Pública, abraça a bandidagem, isto é, dar um cheque em branco para agirem. E estão aí os resultados que todos nós pms já sabíamos, a PM está abandonada, um caos e Brasília com o maior índice de homicídios do PAÍS, é lamentável estarmos vivenciando uma realidade dessas, um Índice miserável que é ter vidas ceifadas e por ser resultado da operação tartaruga, e pior ainda é que o governador continua a ignorar as reivindicações da PM em busca das 13 promessas de campanha, então se tem um culpado, este é o governador, está aí as consequências de um Governo que dá as costas para a PM! Está chegando o Carnaval, Copa do Mundo e Eleições e o governador continua pagando pra ver, então aguarde governador. Até dia 13/02/2014 NA ASSEMBLEIA DOS PMs E BMs REVOLTADOS. Estou Aqui!!!!

  21. Sargento Pm indignaDo

    Ótimo comentário retirado do blog do sombra e oportuno a esta matéria!!

    Cabo 70 mil – 06/01/2014
    Em regra, os vagabundos, ladrões, craveiros, traficantes, prostitutas,….depois da instalação de um PCS ,apenas mudaram para 3 ruas acima, passando a fazer tudo com aquela vizinhança, aquilo que faziam com a anterior….deixando a impressão na antiga, que o PCS tivesse resolvido tudo em termos de criminalidade. Varreram a sujeira para debaixo de outro tapete, apenas. Deixaram de roubar o Zé e passaram a roubar o João- mas como o que os olhos não vêem, é problema do outro……E pior, às custas do policiamento motorizado, aquele de resposta rápida, que foi desmontado por falta de efetivo também. Me falam que policiamento comunitário resolveu as coisas na França, Japão, Alemanha….países que até um bode vestido numa farda de polícia resolveria o problema. Será que o policiamento comunitário resolve as coisas no Iraque, Sudão, Afeganistão, Síria,…países que vivem em guerra????? Ah! e o Brasil também…mas o Brasil não reconhece que vive em guerra – 50 mil homicídios e o triplo de tentativas.. fora outras mazelas gravíssimas. Chá de ervas medicinais não cura doença crônica. A filosofia do policiamento comunitário é linda e maravilhosa…mas para um país sério, onde existam leis, judiciário e MP atuantes e de resposta rápida, vontade política, governo eficiente, valorização profissional, filosofia do “comunitário”, educação. Respeito, direitos, garantias para o próprio público interno, os Praças PM que vão às ruas diuturnamente. Instalam uma porcaria insalubre dessa, onde se faz calor desértico durante o dia e frio polar durante à noite, jogam o PM sem as mínimas condições de fazer a própria segurança, desmotivados com o pior salário da SSP-DF,.. e querem segurança pública de qualidade??? Nos entregam instalações, salários, carreira e motivação das polícias do Paraguai e Bolívia e querem que prestemos serviços dignos da Noruega, Suíça, Japão???? Mesmo em Op. Tartaruga, estamos fazendo é muito….isso sim! Antes de mudarmos a filosofia de policiamento, de achar que um PCS resolve tudo.. devemos mudar a filosofia de país, de sociedade, de cultura. O resto é retórica!Em regra, os vagabundos, ladrões, craveiros, traficantes, prostitutas,….depois da instalação de um PCS ,apenas mudaram para 3 ruas acima, passando a fazer tudo com aquela vizinhança, aquilo que faziam com a anterior….deixando a impressão na antiga, que o PCS tivesse resolvido tudo em termos de criminalidade. Varreram a sujeira para debaixo de outro tapete, apenas. Deixaram de roubar o Zé e passaram a roubar o João- mas como o que os olhos não vêem, é problema do outro……E pior, às custas do policiamento motorizado, aquele de resposta rápida, que foi desmontado por falta de efetivo também. Me falam que policiamento comunitário resolveu as coisas na França, Japão, Alemanha….países que até um bode vestido numa farda de polícia resolveria o problema. Será que o policiamento comunitário resolve as coisas no Iraque, Sudão, Afeganistão, Síria,…países que vivem em guerra????? Ah! e o Brasil também…mas o Brasil não reconhece que vive em guerra – 50 mil homicídios e o triplo de tentativas.. fora outras mazelas gravíssimas. Chá de ervas medicinais não cura doença crônica. A filosofia do policiamento comunitário é linda e maravilhosa…mas para um país sério, onde existam leis, judiciário e MP atuantes e de resposta rápida, vontade política, governo eficiente, valorização profissional, filosofia do “comunitário”, educação. Respeito, direitos, garantias para o próprio público interno, os Praças PM que vão às ruas diuturnamente. Instalam uma porcaria insalubre dessa, onde se faz calor desértico durante o dia e frio polar durante à noite, jogam o PM sem as mínimas condições de fazer a própria segurança, desmotivados com o pior salário da SSP-DF,.. e querem segurança pública de qualidade??? Nos entregam instalações, salários, carreira e motivação das polícias do Paraguai e Bolívia e querem que prestemos serviços dignos da Noruega, Suíça, Japão???? Mesmo em Op. Tartaruga, estamos fazendo é muito….isso sim! Antes de mudarmos a filosofia de policiamento, de achar que um PCS resolve tudo.. devemos mudar a filosofia de país, de sociedade, de cultura. O resto é retórica.

  22. Marcelo

    Logo se vê que o nobre jornalista está a serviço do seu patrão, o GDF, isso mesmo, basta observar que no início do blog há um banner do gdf, que paga por essas inserções, e não era de se esperar que o comentário fosse contra os pms, assim como o governador agnelo queiroz deseja, jogando a opnião pública contra os policiais militares .
    feitas essas considerações, cabe informar que a pmdf já não é, há algum tempo, a pm mais bem paga do brasil, como o nobre jornalista afirmou. outra coisa, Se é para fazer uma comparação em termos salariais, o justo seria que fosse feita entre as categorias da segurança pública do df (detran, pcdf, pmdf), aí poderíamos ver quem são os agraciados com os maiores salários.
    por último, desafio o nobre jornalista a fazer uma matéria comentando as 13 promessas (não cumpridas) que o então candidato agnelo queiroz fez aos policiais militares do df em troca do apoio da categoria.

  23. comedordefava

    kkkkkkkkkkkkkkk

  24. comedordefava

    sei que a burguesia fede, mas tem dinheiro pra comer perfume.

  25. AMILTON MENDES

    RETIROU MEU COMENTÁRIO???? VEJO QUE FAZ PARTE DAQUELES QUE QUEREM PERPETUAR O MILITARISMO E O AUTORITARISMO EM NOSSO PAÍS, CENSURANDO MANIFESTAÇÕES LEGÍTIMAS, SE SENTINDO INCOMODADO COM A VERDADE. QUEM FALA O QUE QUER, PODE MUITO BEM OUVIR O QUE NÃO QUER. LAMENTÁVEL!!!!

  26. Davi machado borges

    Meu nobre riella, a pior coisa que pode acontecer a um jornalista, é ele não ter apoio da população a qual ele esta relacionado. a sociedade brasiliense já esta ciente que a culpa da desmotivação dos pms e bombeiros militares é inteiramente do governador, que prometeu e não cumpriu. só mais uma vez; não somos o melhor salário do brasil… repito não somos o melhor salário do brasil, detalhe a população do df já esta ciente. me ajuda aí percival deste jeito não dá!

  27. Carlos josé ferreira cristalino

    CARO RIELLA COMO JORNALISTA ACREDITO QUE POSSUA FONTES DE INFORMAÇÕES MAIS PRECISAS POIS JÁ FOMOS A POLÍCIA MILITAR MAIS BEM PAGA,HOJE ESSE ARGUMENTO NÃO PODE SER USADO.COMPARE-NOS COM QUALQUER OUTRO SEGMENTO DA SEGURANÇA PÚBLICA DE BRASÍLIA E VERÁ QUEM REALMENTE É BEM REMUNERADO.O SENHOR JÁ OUVIU FALAR DE “COMPLEMENTO DE SOLDO”?INFORME-SE E VERÁ O QUANTO ESTÁ DEFASADO O SALÁRIO DO SOLDADO DA PM E BM.SE AJUDOU A SER APROVADO O FUNDO CONSTITUCIONAL, POR FAVOR,FAÇA UMA POSTAGEM COM QUE FINALIDADE ESTE FOI CRIADO E COMO VEM SENDO USADO. AGRADECERÍAMOS IMENSAMENTE.

  28. cms

    Bom dia…
    creio que o senhor esteja um pouco equivocado acerca da realidade, faça uma simples comparação dentro dos seguimentos da ssp-df, logo verás que estamos muito aquém das outras categorias.
    Quando o senhor citou este triste fato, será? que a culpa foi da pm!!! ou será que a culpa está no congresso (onde o senhor já trabalhou) que não modificam nossas já ultrapassadas leis, leis estas mais permissivas do que restritivas, ou será que esta no judiciário que não as aplica em seu rigores? e olhem que tanto o LEGISLATIVO como o judiciário ganhar muito bem, e será que estão produzindo tão bem? resumindo o que vemos em nosso cotidiano é criminosos com suas longas fichas criminais, será que a culpa e da polícia? ou será que a polícia é o “boi de piranha” a ser sacrificado? em detrimento dos dirigente de nossa sociedade (três poderes).

  29. Adriana silva soares

    Só a título de informação as PM’s mais bem remuneradas do país:
    1) PM Parana
    2) PM santa catarina
    3) PM alagoas depois do aumento que tiveram
    4) PM minas gerais o policial que tem nível superior tem uma gratificação de incentivo educacional que é incorporada ao salário o que torna o salário maior que o da PMDF.
    Diz que é jornalista deveria pelo menos pesquisar sobre o assunto antes de publicar uma asneira destas.

  30. Sérgio Prado

    Que isso senhor Riela, seu comentário foi no mínimo desproporcional aos anseios que a melhor polícia militar do brasil precisa para estimular e voltar à sua normalidade. o pm do df está levando o maior calote eleitoral de todos os tempos com o governo de agnelo do pt com o não cumprimento das 13 promessas e o senhor vem dizer que o pm não pode “cobrar” porque é “militar”? triste vindo de uma pessoal com formação jornalística louvável, vencedor de vários prêmios entre eles o “esso” que escreveu sobre o falecido mário eugênio, diga-se de passagem jornalista, parceiro de trabalho e amigo pessoal de meu pai, tomaz filho. Para agravar a situação o senhor ainda cita o melhor governador de todos os tempos, joaquim roriz (http://www.youtube.com/watch?v=wpGReaf5YKw), como se ele fosse culpado de tentar colocar ordem na segurança pública. lamentável senhor riela, lamentável!

  31. roberto graciano dos santos

    RESPOSTA AO SENHOR RIELLA.

    Senhor Renato Riella, a Polícia Militar do DF e o Corpo de Bombeiros, atividades essenciais, são mantidas pelo governo federal por força constitucional, art. 144 da CF. É precipitada sua análise sem conhecer a fundo o que ocorre nas instituições militares de Segurança Pública. Observemos que cita apenas PMDF e o CBMDF, no entanto não faz menção à PCDF e muito menos o DETRAN-DF, com remunerações bem superiores aquelas que são pagas às instituições militares. Basta uma uma consulta no portal da transparência para que tal equívoco seja dirimido.

    Outro fato propalado insistentemente, mas que a realidade desmente, é a informação de termos o maior salário do país entre as forças policiais militares. É uma mentira que tem se tornado quase um mantra, ao longo desses 3 últimos anos já fomos superados pela PMMG, PMSC entre outras polícias estaduais.

    Em relação à suposta “ameaça”, divulgada em vídeo, é outro equívoco, pois o o policial apenas externou uma insatisfação que é generalizada nas duas instituições. Insatisfação essa produzida pelo próprio governador do DF ao não cumprir seus compromissos de campanha elencadas em 13 propostas para policiais e bombeiros do DF.

    O que ocorre, senhor Riella, é que o GDF foi incompetente em manter um diálogo com as duas instituições militares de segurança pública. De longe, fomos os menos beneficiados, se compararmos os ganhos das demais categorias mantidas pelo Fundo Constitucional.

    Quanto ao “comportamento especial”, esse é devido a todo servidor público , seja civil ou militar. Afinal, somos serviços essenciais e pagos com dinheiro público. O que ocorre é que está confundindo comportamento com insatisfação. Podemos sim demonstrar nossa insatisfação, mas dentro dos limites impostos pelos regulamentos e legislação que imperam na caserna. Não podemos, nunca, aceitar que regulamentos e outras amarras, venham servir de amarras e entraves ao nosso direito legítimo de expressão.

    No mais, o Fórum das Associações está aberto a podermos debater de forma democrática todos os pontos que envolvem nossa mobilização.

    RONER GAMA- REDE DEMOCRÁTICA PM-BM

    FÓRUM DAS ASSOCIAÇÕES REPRESENTATIVAS DE POLICIAIS E BOMBEIROS DO DISTRITO FEDERAL

  32. BOMBEIRO DO DF

    Observando as postagens de cunho policiofobicas de sua pessoa, custo acreditar que és um jornalista sério em busca de informações que tragam alguma cultura. Já chega de tanta azucrinação e fobia contra polícia! Só conheço uma parcela da sociedade que não gosta de polícia e gasta tempo para criticá-la… BANDIDOS!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>