«

»

ago 31 2021

Pontão do Lago Sul é condenado a indenizar frequentadora por danos morais

Pontão do Lago Sul – Brasília - Lugares especiais para curtir o Valentine's  Day - Lugares

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios condenou, ontem (30), o Pontão do Lago Sul, por meio da administradora do espaço, Empresa Sul Almericana de Montagens (EMSA), a pagar R$ 3 mil de indenização por danos morais a uma servidora pública que foi repreendida por usar a parte de cima do biquíni enquanto fazia caminhada no local. O caso ocorreu no dia 7 de maio deste ano. Ainda cabe recurso da decisão.

Patrícia Nogueira caminhava no Pontão quando foi advertida por um segurança. O funcionário pediu que ela vestisse a camisa. A servidora pública questionou se um homem que caminhava no mesmo local, sem camisa, também deveria cumprir a solicitação.

O segurança alegou que mulheres não poderiam andar com “trajes de banho” nas dependências do centro de lazer e que não haveria qualquer empecilho para que homens caminhassem sem camisa.

Patrícia solicitou retratação ao Pontão na Justiça e pediu a doação de cestas básicas a entidades de apoio a vítimas de violência doméstica, como proposta de conciliação. O Pontão rejeitou a proposta e o processo foi a julgamento.

A juíza do caso, Maria Rita Teizen Marques, considerou que a servidora “foi discriminada pelo fato de ser uma mulher em um parque público vestida com um biquini, não havendo nada que justificasse o tratamento diferenciado que recebeu em relação a outro usuário do local, que também estava despido na parte superior, mas era homem”.

Para a magistrada, houve “flagrante violação aos princípios constitucionais da liberdade e da igualdade, mas sobretudo em face do princípio da dignidade da pessoa humana, eis que com tal conduta a empresa ré ‘classificou’ a autora como pessoa de categoria inferior tão somente pelo fato de ela ser mulher, lhe dando por isso um tratamento diferenciado e inadequado”.

Na decisão, a juíza determina o pagamento do valor no prazo de 15 dias sob pena de multa de 10% sobre o valor atualizado. Patrícia disse que vai doar a indenização a entidades de amparo a mulheres vítimas de violência:
“O valor é irrelevante, mas me conforta a reparação, saber que, após tantos episódios de discriminação que tolerei ao longo da vida, tive coragem para lutar e ver a Justiça sendo feita. Quero transformar o preconceito contra as mulheres em ajuda àquelas que não tiveram a mesma sorte que eu”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*