«

»

out 07 2021

Prêmio Nobel de Literatura é conquistado pelo tanzaniano Abdulrazak Gurnah

Gurnah nasceu na Tanzânia e chegou à Inglaterra como refugiado nos anos de 1960

O romancista tanzaniano Abdulrazak Gurnah conquistou hoje (7) o Prêmio Nobel de Literatura por seu trabalho “intransigente” e “compassivo” sobre os efeitos do colonialismo e o drama de refugiados no choque entre culturas e continentes.

Nascido em 1948 na ilha de Zanzibar, na Tanzânia,ele chegou à Inglaterra como refugiado no final da década de 1960. Na Europa, foi professor de inglês e literaturas pós-colonial na Universidade de Kent. Durante sua carreira, o agora vencedor do Nobel publicou dez romances e vários contos.

“Seus romances evitam descrições estereotipadas e abrem o olhar para uma África Oriental culturalmente diversificada, desconhecida para muitos em outras partes do mundo”, afirma a Real Academia de Ciências da Suécia.

De acordo com a academia, o universo literário de Gurnah mostra que “tudo está mudando” e destaca a obra Afterlives, lançada em 2020, que ele como quando ele começou a escrever como um refugiado de 21 anos.

“No tratamento que Abdulrazak Gurnah dá à experiência dos refugiados, o foco está na identidade e na autoimagem. Os personagens se encontram entre culturas e continentes, entre uma vida que existia e uma vida emergente. É um estado inseguro que nunca pode ser resolvido”, reforça o comitê organizador do prêmio.

Concedido há mais de um século, o Prêmio Nobel oferece valor equivalente a R$ 6,2 milhões (10 milhões de coroas suecas) a seus vencedores.

Fonte: R7

Arte: Divulgação/Nikas Emehed

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*